Inaugurada, ponte de concreto sobre o Rio Miranda é definida como marco

Projetada para acabar com os transtornos causados pelas cheias, típicas da região, a primeira ponte de concreto da Estrada Parque, em Corumbá, foi inaugurada pelo governador André Puccinelli (PMDB) nesta sexta-feira, após dois anos de obras.
“Os tempos difíceis ficaram para trás, estamos inaugurando novos tempos para o turismo e a pecuária do Pantanal”, afirmou o governador na solenidade nesta sexta, segundo informações do site Capital do Pantanal.
“Estas obras são frutos da união política”, completou o governador, revelando orgulho pela realização do projeto.
Além de, prestigiaram a inauguração os prefeitos de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), e de Miranda, Neder Vedovato. Ainda conforme informações do site Capital do Pantanal, o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha (PT), apenas passou pelo local.
Também compareceram à cerimônia os deputados federais Edson Girotto (PR) e Luis Henrique Mandetta (PMDB); os deputados estaduais Antônio Carlos Arroyo (PR), Jerson Domingos (PMDB), Paulo Duarte (PT), Felipe Orro (PDT) e Márcio Fernandes (PTdoB); o vereador de Corumbá Evander Vendramini e o vice-prefeito de Campo Grande Edil Albuquerque (PMDB).

Obra - A nova ponte, localizada na MS-184, entre os municípios de Miranda e Corumbá, no chamado Passo do Lontra, foi projetada baseada na maior cheia histórica do Rio Miranda e de acordo com as normas da Marinha do Brasil.
Com investimento de R$ 16 milhões, sendo R$ 8 milhões do Ministério do Turismo e a outra parte custeada pelo Governo do Estado, a ponte era antiga reivindicação de produtores rurais e moradores. Possui 240 metros de comprimento e 10,8 metros de largura com 7,4 metros acima do Rio Miranda.
A estrutura, de concreto armado com balanço suspensivo, substitui a antiga ponte de madeira que constantemente necessitava de reparos, sobretudo, após os períodos de chuva, já que ficava a apenas três metros acima do nível do rio. O sistema empregado consiste num moderno projeto, que dispensa pilares centrais para suportar a estrutura.
É a primeira ponte no Estado com balanço suspensivo, especialmente usado para pontes e viadutos com grandes vãos, no caso desta, de 100 metros de largura de margem a margem.
Do local conhecido como Buraco das Piranhas, na BR-262, à ponte, são oito quilômetros cascalhados. A altura em relação ao nível do rio foi projetada com base no máximo que a cheia pode atingir, que é oito metros. Com a formação será possível a passagem de embarcações cujo tráfego era inviável.
A previsão inicial era que a ponte fosse inaugurada em janeiro deste ano, contudo, a entrega foi adiada por conta da cheia que atingiu a região no ano passado e paralisou os trabalhos entre 1º e abril e 1º de julho.
A Estrada Parque tem extensão total de 120 quilômetros e esta é a principal ponte da região. Outras 100 existem no local, que percorre locais como Passo do Lontra, Curva do Leque, Porto Manga até Ladário.