ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Incêndio em propriedade rural consumiu áreas de preservação ambiental

Ricardo Campos Jr. | 14/09/2017 11:05
Incêndio em Ribas do Rio Pardo (Foto: Andrei Ruiz)
Incêndio em Ribas do Rio Pardo (Foto: Andrei Ruiz)

O incêndio que atingiu uma extensa área de vegetação na Fazenda Boi Preto nessa quarta-feira (13) em Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros de Campo Grande, consumiu parte da reserva legal e APP (Área de Proteção Permanente) da propriedade. Equipe do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) retornou ao local hoje para acompanhar o mapeamento da área queimada.

Segundo informações da assessoria de imprensa do órgão, os servidores ajudarão a avaliar os impactos ambientais causados pelo incidente. Até o momento estima-se que tenham sido consumidos mil hectares, sendo 400 hectares de florestas de eucalipto e o restante de pastagens e locais de preservação.

Militares do Corpo de Bombeiros também retornaram ao município para fazer o trabalho de rescaldo e garantir que as brasas não façam com que as chamas reacendam.

Em nota, o Imasul afirma que tão logo os impactos sejam listados, o governo tomará as medidas cabíveis. O incêndio começou em uma área de floresta por volta do meio-dia, se alastrou com a força dos ventos e passou para o outro lado da BR-262, que chegou a ser interditada.

O combate ao fogo durou cerca de dez horas. Os bombeiros mobilizaram todas as viaturas possíveis ao local.

Investigação – A Fazenda Boi Preto ficou conhecida por ser alvo de mandado de busca e apreensão durante a operação Greenfield, da Polícia Federal. A propriedade pertence ao empresário Mário Celso Lopes, que foi preso durante a ação suspeito de fechar um contrato de R$ 190 milhões para mascarar o suborno a um empresário. O objetivo era impedir que essa pessoa revelasse informações de interesse da investigação da polícia.]

Apurou-se também fraudes em fundos de pensão que realizaram investimentos no FIP (Fundo de Investimentos em Participação ) Florestal. O FIP teria recebido um aporte de cerca de R$ 550 milhões dos fundos de pensão Petros e Funcef.

Nos siga no Google Notícias