ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Jornalista premiado faz palestra sobre violência contra índios na ditadura

Ricardo Campos Jr. | 24/04/2017 17:33
Valente é formado em jornalismo pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), tendo conquistado 17 prêmios nacionais e internacionais durante a carreira (Foto: reprodução / TV Cultura)
Valente é formado em jornalismo pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), tendo conquistado 17 prêmios nacionais e internacionais durante a carreira (Foto: reprodução / TV Cultura)

O jornalista e escritor premiado Rubens Valente retorna a Mato Grosso do Sul, onde morou durante vários anos, para participar de um debate na próxima quinta-feira (27) na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande.

Durante o evento ele falará sobre o seu livro “Os fuzis e as flechas – A história de sangue e resistência indígenas na ditadura”, que narra a perseguição e violência dos militares contra os povos tradicionais.

A obra é resultado de experiências de reportagens para jornais de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, acumuladas durante 26 anos. Nessa trajetória, Valente conheceu 30 terras indígenas, tendo morado em Dourados durante vários anos.

A capa do livro, elaborado pela Companhia das Letras, traz o rosto de Marçal de Souza, uma das principais lideranças em Mato Grosso do Sul, que foi assassinado ao lutar pelo direito à terra.

Valente é formado em jornalismo pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), tendo conquistado 17 prêmios nacionais e internacionais durante a carreira, entre eles dois oferecidos pela Sociedade Interamericana de Imprensas, dois Esso e dois Grandes Prêmios Folha.

Já participou como palestrante de nove congressos internacionais realizados pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e fez exposições em três Conferências Latinoamericanas de Jornalismo de Investigação promovidas pelo Instituto Prensa y Sociedad, em Guaiaquil, Bogotá e Rio de Janeiro.

Também participam do debate o professor Adilson Crepalde do curso de Letras da UEMS; a professora Beatriz Landa, coordenadora do Programa Rede de Saberes-UEMS e o vice-reitor da instituição, Laércio de Carvalho.

Nos siga no Google Notícias