Jovem resgata jiboia de 2 metros e leva animal de moto até base da PMA
Com experiência no manejo de serpentes, trabalhador encontrou a cobra à beira da rua e a manteve em segurança
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Trabalhador rural de 19 anos resgatou uma jiboia de dois metros encontrada em avenida de Jardim, a 236 km de Campo Grande, e a transportou de motocicleta até a Polícia Militar Ambiental. A PMA alerta que a população não deve manusear animais silvestres, pois podem reagir por instinto. O correto é acionar a corporação para que profissionais realizem o manejo adequado.
O trabalhador rural Afonso Proni Salomão, de 19 anos, protagonizou resgate inusitado no último dia 31 de maio, em Jardim, município localizado a 236 quilômetros de Campo Grande. Ao encontrar uma jiboia de aproximadamente dois metros na Avenida Duque de Caxias, na região central da cidade, ele decidiu recolher o animal e levá-lo até uma base da PMA (Polícia Militar Ambiental).
Afonso contou que seguia de motocicleta com o amigo para uma pescaria quando avistou a serpente próxima à Escola Estadual Coronel Juvêncio. Temendo que alguém pudesse atacar ou ferir o animal, resolveu retirá-lo do local. Apesar do tamanho, a jiboia não é venenosa. “Tenho um pouco de experiência com manejo desses animais desde pequeno”, relatou.
Com a cobra em mãos, os dois percorreram de motocicleta cerca de 1,5 quilômetro até a unidade da Polícia Militar Ambiental. A cena chamou a atenção de moradores e motoristas que passavam pela região. “Foi até legal ver o pessoal olhando ela na moto”, brincou o jovem.
Segundo Afonso, a serpente aparentava ser uma fêmea adulta. Embora esteja acostumado ao contato com animais silvestres, ele reconhece que esse tipo de situação exige cuidados. “Não tenho medo, mas sei que tudo tem seus riscos”, afirmou.
O trabalhador rural contou ainda que, no mesmo fim de semana, encontrou jacaré próximo a um rio da região. Como o animal já estava perto da água, ele apenas o conduziu de volta ao habitat natural.
Apesar da boa intenção, a Polícia Militar Ambiental orienta que a população não capture nem manuseie animais silvestres. Segundo a corporação, esses animais podem reagir por instinto de defesa e provocar acidentes, inclusive quando não são peçonhentos.
A recomendação é que, ao encontrar um animal atravessando a rua, os motoristas reduzam a velocidade, acionem o pisca-alerta e aguardem a travessia em local seguro. Quando o animal estiver próximo a áreas de mata, o ideal é apenas observá-lo e permitir que siga seu caminho naturalmente.
Nos casos em que o animal esteja em ambiente fechado ou em situação que represente risco para ele ou para a população, a orientação é acionar a PMA para que o manejo seja realizado por profissionais capacitados. A corporação também alerta que as pessoas não devem se aproximar, tocar ou bloquear a passagem de animais silvestres.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


