ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Juiz decreta prisão de fornecedor de maconha do Comando Vermelho

Gilberto Duarte Gulhão é acusado de ser dono das 3 toneladas apreendidas ontem em Amambai

Helio de Freitas, de Dourados | 18/11/2021 17:45
Gilberto Duarte Gulhão é procurado pela polícia por tráfico (Foto: Reprodução)
Gilberto Duarte Gulhão é procurado pela polícia por tráfico (Foto: Reprodução)

O juiz Diogo de Freitas, da Vara Criminal de Amambai (a 360 km de Campo Grande), decretou nesta quinta-feira (18) a prisão preventiva de Gilberto Duarte Gulhão, 36, acusado de ser o dono das três toneladas de maconha apreendidas ontem por policiais rodoviários federais em uma fazenda daquele município fronteiriço.

A droga estava no silo da propriedade, localizada a 10 km da MS-156, que liga Amambai a Caarapó. Gilberto, com vários antecedentes criminais e que já cumpriu pena por tráfico em São Paulo e Mato Grosso do Sul, seria fornecedor de droga do Comando Vermelho.

“Há indícios suficientes de autoria nos depoimentos testemunhais. Se trata de grande quantidade de droga (mais de 3 toneladas de maconha) e o indiciado registra antecedentes, inclusive por crime da mesma natureza”, afirmou o juiz ao decretar a prisão de Gilberto durante audiência na tarde de hoje no Fórum de Amambai.

No entendimento de Diogo de Freitas, a prisão é necessária para garantir a instrução processual e a aplicação da lei penal, já que Amambai fica ao lado do território paraguaio, para onde o acusado poderia fugir. O mandado de prisão vale por 20 anos.

Liberdade – Na mesma audiência, o juiz concedeu liberdade provisória ao caseiro José Ferreira de Figueiredo, 67, preso em flagrante cuidando da droga. Ele tinha sido contratado por Gilberto Gulhão para guardar a maconha na fazenda, onde trabalha há três anos. Os donos da propriedade não têm ligação com o tráfico.

O magistrado citou que José tem diversos problemas de saúde e colaborou com a ação policial, além de não apresentar antecedentes criminais, ter trabalho e endereço fixos. Entre as medidas cautelares que terá de cumprir, ele não poderá se ausentar de sua casa por mais de oito dias sem comunicar à Justiça e terá de comparecer ao Fórum a cada dois meses.

Nos siga no Google Notícias