ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Juíza decreta prisão de arrombador de carros, mas mulher fica em casa

Vagner Barbosa Jordão teve preventiva decretada; mulher dele vai cumprir prisão domiciliar

Por Helio de Freitas, de Dourados | 30/11/2023 17:36
Vagner Jordão, quando era conduzido à delegacia, ontem à noite (Foto: Adilson Domingos)
Vagner Jordão, quando era conduzido à delegacia, ontem à noite (Foto: Adilson Domingos)

A juíza substituta da 1ª Vara Criminal, Ana Carolina Farah Borges da Silva, decretou a prisão preventiva de Vagner Barbosa Jordão, 42, apontado pela polícia como especialista em arrombamento de veículos. Ele foi preso na noite de ontem (29) em Dourados, a 251 km de Campo Grande, quando arrombava carros no estacionamento de uma universidade particular.

Durante audiência de custódia nesta tarde, a magistrada também converteu em preventiva a prisão em flagrante da mulher dele, Jaqueline Custodio da Silva, 35, mas decidiu conceder à acusada a prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.

Para conceder o benefício, Ana Carolina levou em conta o fato de Jaqueline ter um filho menos de dois anos de idade. A criança estava no carro do casal no momento em que Vagner e Jaqueline foram presos por policiais civis do SIG (Setor de Investigações Gerais) e da Polícia Militar.

“Verifica-se que há longa data os autuados se envolvem em ilícitos patrimoniais. Inclusive, o casal foi condenado por sentença transitada em julgado por análogo crime de furto qualificado, cometido mediante o arrombamento de porta de automóvel para subtração dos pertences internos. O autuado Vagner é, inclusive, multireincidente específico em crimes patrimoniais, possuindo várias condenações, a revelar uma contumácia delitiva”, afirmou a juíza.

Ela continua: “num curto período os autuados se envolvem em crimes contra patrimônio, a demonstrar inclinação à prática de crimes do mesmo jaez, de tal maneira que sua liberdade está a colocar em risco a ordem pública com a prática de crimes, se mostrando imprescindível a decretação da prisão preventiva nesse momento”.

Pegos em flagrante – Vagner e Jaqueline foram presos após série de pelo menos 25 arrombamentos de veículos no estacionamento de universidades localizadas na região norte de Dourados. Entretanto, Vagner atua também em outras cidades da região.

Com uma chave “micha”, que permite a abertura da porta de vários modelos de veículos, ele arromba os carros e furta o que encontrar no interior. Há pelo menos dois meses, o SIG (Setor de Investigações Gerais) apura os furtos.

Ontem à noite, os policiais que monitoravam o casal perceberam o Palio cinza usado por eles estacionado próximo à universidade e logo viram o suspeito indo até um Gol branco. Quando mexia na porta, ele percebeu a presença dos policiais, correu até o Palio e fugiu.

A Polícia Militar foi avisada e uma viatura conseguiu interceptar o carro em frente a um bar na Rua Eulália Pires, próximo ao estádio da Leda. Além de Vagner, estavam no carro a mulher dele Jaqueline e o filho do casal. O homem negou o furto e nenhum objeto ilícito foi localizado no Palio.

Os policiais voltaram então até o estacionamento da faculdade, onde encontraram o dono do Gol. O homem disse que encontrou o carro aberto e que sua carteira, deixada no porta-luvas, estava no console central. Na porta havia marcas de arrombamento.

Outra vítima foi até os policiais dizendo que seu carro, uma Parati, estava revirado e que alguém havia tentado furtar o equipamento de som, mas não conseguiu retirar o aparelho. O carro também estava com a porta arrombada.

Na delegacia, os dois foram autuados pelo delegado Marcos Soares Gomes e usaram o direito constitucional de permanecerem em silêncio. Com a preventiva, Vagner, que disse trabalhar como açougueiro, vai ser levado para a PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias