ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  18    CAMPO GRANDE 11º

Interior

Justiça declara inconstitucional artigos da lei orgânica de município de MS

Ricardo Campos Jr. | 17/03/2017 15:48

A Justiça declarou inconstitucional os parágrafos que tratam sobre julgamento das contas do Executivo e Legislativo na Lei Orgânica de Novo Horizonte do Sul, a 329 quilômetros de Campo Grande. O caso foi analisado pelo Órgão Especial e o acórdão (sentença tomada por mais de um magistrado em conjunto) foi encaminhado ao relator para assinatura.

São dois os principais problemas encontrados nas normas do município do interior.

O primeiro deles diz respeito ao balanço financeiro da prefeitura. Conforme a Lei Orgânica, os vereadores tinham 60 dias após a chegada do parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado) para se manifestar sobre o uso do dinheiro público.

Vencido o prazo sem posicionamento da Casa, a orientação da Corte Fiscal era automaticamente considerada como decisão final sobre o tema.

Para o MPE (Ministério Público Estadual), que entrou com a ação, o Legislativo não pode “terceirizar” suas decisões a respeito do balancete municipal para o TCE, devendo os vereadores usarem o parecer do órgão como base para tomar as próprias decisões sobre o tema.

O segundo ponto controverso era a normativa que permitia à Câmara julgar as suas próprias contas. Entretanto, segundo argumentação do MPE, somente os tribunais de contas podem analisar os gastos e receitas do Legislativo.

Para o relator do processo, desembargador Vladimir Abreu da Silva, a ação direta de inconstitucionalidade encontra embasamento na Constituição Federal e Estadual, já que o artigo da referida lei não encontra compatibilidade com tais normas.

Dessa forma, os artigos da Lei Orgânica de Novo Horizonte do Sul em questão tiveram a eficácia suspensa. O Campo Grande News tentou contato com a presidência da Câmara, mas ninguém atendeu as ligações.

Nos siga no Google Notícias