ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Justiça decreta prisão preventiva de quatro alvos da Operação “Dark Money”

Outros três investigados foram soltos e vão usar tornozeleira; ex-prefeito depõe hoje

Helio de Freitas, de Dourados | 27/09/2021 08:23
Policiais na casa de ex-secretário que teve a prisão preventiva decretada. (Foto: Divulgação)
Policiais na casa de ex-secretário que teve a prisão preventiva decretada. (Foto: Divulgação)

Quatro dos oito presos nas duas fases da Operação “Dark Money” tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz Marco Antonio Montagnana Morais, da 2ª Vara da comarca de Maracaju. Eles são acusados de desvio de R$ 23 milhões do cofre público da cidade localizada a 160 km de Campo Grande.

A decisão do magistrado convertendo a prisão temporária (válida por cinco dias) em prisão sem prazo definido, atinge os ex-secretários de Finanças Lenilso Carvalho Antunes e Daiana Cristina Kuhn e o empresário Pedro Everson Amaral Pinto.

O quarto investigado também com prisão preventiva já decretada é o ex-servidor da prefeitura Edmilson Alves Fernandes, preso na segunda fase da operação, neste domingo (25). O Campo Grande News apurou que a prisão dele foi decretada após os depoimentos de outros investigados.

Fernando Martinelli Sartori, Moisés Freitas Victor e Iasmin Cristaldo Cardoso vão ficar em liberdade provisória, mas serão monitorados com uso de tornozeleira eletrônica.

O ex-prefeito Maurílio Azambuja (MDB), que administrou o município por três mandatos, deve prestar depoimento hoje. Com prisão temporária decretada na primeira fase, ele escapou das buscas no dia 22.

Após a Justiça negar a revogação do mandado de prisão, Maurílio se apresentou sexta-feira (22), na sede do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), em Campo Grande. A polícia já pediu a prisão preventiva dele e a decisão deve sair ainda hoje.

O esquema - Segundo a polícia, pelo menos 600 lâminas de cheque de conta bancária de fachada, que não passavam por órgãos de controle interno e externo, foram emitidas para pagamento destinado a empresas sem qualquer lastro jurídico para amparar os pagamentos. O valor total supera os R$ 23 milhões.

O dinheiro era desviado da conta para as empresas sem emissão de notas fiscais e sem o empenho de 19 despesas, que foram alvos de mandados de busca na semana passada. São 13 empresas localizadas em Maracaju, três na Capital, duas em Ponta Porã e uma em Corumbá.

Nos siga no Google Notícias