ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Justiça liberta 210 detentos do semiaberto para passarem em casa Dia da Criança

Flávio Paes | 07/10/2015 21:00

Por decisão da justiça, 210 detentos que cumprem pena em regime semi-aberto em Dourados, estão sendo colocados em liberdade para passarem em casa o  Dia da Criança. O indulto preocupa a Polícia Militar que teme aumento das ocorrências neste período de liberdade temporária para os presos. Diante disso, a corporação promete aumentar a tropa na rua..

 Na primeira leva de presos  foram liberados 102 detentos que terão de se apresentar ao presídio até às 19 horas da próxima terça-feira,dia 13. Uma outra turma, de 108 detentos, vai sair no dia 20 de outubro, retornando no dia 27, também às 19h.

    O  comandante do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente coronel Carlos Silva, em entrevista ao site Dourados News,  disse  que nestas ocasiões , há aumento de pelo menos 30% da criminalidade. Os crimes mais cometidos neste período são de furto e roubo, mas também há registros de homicídios muitas vezes por acerto de contas. “São vários dias, dá tempo do detento  roubar um carro, ir para o Paraguai e voltar”, relata Silva.
Para o comandante, a lei federal que rege a prática não beneficia em nada a sociedade. São pelo menos cinco datas comemorativas em que os detentos recebem o benefício. “O bandido é liberado e o cidadão fica preso em casa com medo”, afirmou.

A Polícia Militar reforçar suas equipes, mas diz que a população também precisa colaborar com algumas precauções. Uma sugestão é tomar cuidado ao andar sozinho nas ruas, principalmente no caso das mulheres que são alvos mais comuns, e sempre trafegar por locais bastante iluminados. Ao chegar e sair do banco, prestar atenção em quem está dentro e fora, evitar sair desatento e falando ao celular.

 Ao chegar em casa olhar bem se não há qualquer pessoa de atitude suspeita. “Se ver alguém assim rondando a residência, não entra. Liga no 190 que a polícia vai lá e tenta identificar a pessoa”, alerta o policial.
Outra recomendação básica aos que vão viajar e não vão deixar ninguém em casa, é sempre deixar algum vizinho dando uma olhada. Também é importante pedir a um parente para aparecer no local, pelo menos uma vez por dia, para verificar como está e recolher as correspondências.

Nos siga no Google Notícias