ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Com queda de estoque nas férias, Hemosul pede doação de sangue

Maior necessidade são dos tipos sanguíneos O positivo (O+) e O negativo (O-)

Por Fernanda Palheta | 22/01/2026 15:57
Com queda de estoque nas férias, Hemosul pede doação de sangue
Estoques de sangue O+ e O- estão baixos no Hemosul. (Foto: Divulgação)

Com as férias escolares e viagens de início de ano, o número de doadores diminui e os estoques de sangue do Hemosul do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) entraram em alerta. A unidade enfrenta níveis baixos e faz apelo para que a população doe sangue para não comprometer o atendimento nos hospitais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hemosul do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul enfrenta baixos níveis em seus estoques de sangue durante o período de férias escolares e viagens de início de ano. A unidade necessita principalmente de doações dos tipos O positivo e O negativo, considerados estratégicos para atendimentos emergenciais. A assistente social Cleuza Benites ressalta que, apesar da queda nas doações em janeiro, a demanda hospitalar permanece constante. O Hemosul HRMS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, e solicita que doadores compareçam com documento de identidade, em boas condições de saúde.

A maior necessidade é dos tipos sanguíneos O positivo (O+) e O negativo (O-). Esses dois tipos sanguíneos são considerados estratégicos. O O- pode ser usado em qualquer paciente em situação de emergência, enquanto o O+ atende uma grande parcela da população. As doações caem, mas a necessidade de sangue continua a mesma, seja para cirurgias, acidentes ou pacientes internados que dependem de transfusões.

De acordo com a assistente social do Hemosul HRMS, Cleuza Benites, a participação da população é fundamental neste período. “Em janeiro, é comum termos uma queda nas doações por conta das férias, mas as necessidades do hospital não diminuem. Por isso, estamos convocando tanto doadores regulares quanto novos doadores para que nos ajudem a manter os estoques em níveis seguros, especialmente dos tipos O+ e O-, que são os mais utilizados”, destaca.

O Hemosul do HRMS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Os interessados em doar devem se dirigir ao Hemosul do HRMS, localizado nas dependências do hospital, portando documento de identidade e estando em boas condições de saúde. O acesso é pela porta de vidro.

O que é preciso para doar sangue:

Apresentar documento oficial com foto
Estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção
Estar descansado e alimentado
Ter entre 16 e 69 anos de idade
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias
Menores entre 16 e 17 anos de idade podem doar com acompanhamento e autorização do responsável legal
Pesar no mínimo 51 kg

Quem não pode doar sangue:

Quem teve hepatite após 11 anos de idade
Doença de Chagas, câncer, sífilis
Pessoas infectadas pelo HIV e seus parceiros
Homens e mulheres com parceiro(a) eventual ou múltiplos parceiros sexuais, que mantêm relações com ou sem o uso de preservativo
Pessoas que compartilham seringas
Pessoas que fazem uso de drogas injetáveis ilícitas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.