ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Justiça marca para agosto de 2019 audiências do cartel do gás

Esquema foi desvendado em março deste ano e audiências marcadas para 17 meses após operação; acusados estão soltos

Helio de Freitas, de Dourados | 25/10/2018 10:00
Operação do Gaeco contra o cartel do gás de cozinha em Dourados, em março (Foto: Arquivo)
Operação do Gaeco contra o cartel do gás de cozinha em Dourados, em março (Foto: Arquivo)

A Justiça Estadual marcou para agosto de 2019 as audiências para depoimento de testemunhas e dos empresários acusados de montar um cartel para controlar a venda e o preço do gás de cozinha em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Em 27 de março deste ano, a Operação "Laisse Faire", desencadeada pela Promotoria de Justiça em Dourados e pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), prendeu oito comerciantes do ramo de gás de cozinha.

Outros empresários do setor que não chegaram a ser presos também foram denunciados pelo Ministério Público e viraram réus por crime contra a ordem econômica, cartelização de preços e organização criminosa.

O processo principal foi desmembrado em três ações – uma delas com seis réus, outra com três acusados que ficaram três meses presos e uma terceira, com dois comerciantes que moram em Campo Grande.

O processo que teve as audiências de instrução e julgamento marcadas para agosto de 2019 tem como réus Márcio Sadão Kushida, Edvaldo Romera de Souza, Cesar Meirelles Paiva, Gregório Artidor Linné, Josimar Evangelista Machado e Daiane Lazzaretti Souza.

Na terça-feira (23), o juiz da 1ª Vara Criminal de Dourados Luiz Alberto de Moura Filho marcou para às 13h30 de 20 de agosto do ano que vem a audiência para depoimento de testemunhas de defesa e acusação e para o mesmo horário do dia seguinte a audiência para ouvir os réus.

Entre as testemunhas de acusação está um comerciante de Umuarama (PR), peça-chave nas investigações do Gaeco. Foi ele que revelou o esquema montado pelos comerciantes de Dourados após sofrer ameaças da quadrilha. O empresário será ouvido por carta precatória.

Ainda não foram definidas as datas das audiências dos outros dois processos. Um deles tem como réus Mauro Victol, Rubens Pretti Filho e Rogério dos Santos Almeida.

Os três estavam presos quando a denúncia contra os 11 envolvidos foi aceita pela Justiça, por isso a ação foi desmembrada. Atualmente todos estão em liberdade.

A terceira ação pena resultante da Operação "Laisse Faire" tem como réus os campo-grandenses Diovana Rossetti Pereira e Hamilton de Carvalho Rocha.

O esquema – Os 11 comerciantes são réus por montar um cartel para controlar a venda e o preço do gás de cozinha em várias cidades do interior, principalmente em Dourados, onde usavam até de ameaça de arma em punho para obrigar os concorrentes a adotarem as regras do esquema.

Diovana era gerente da distribuidora Copagaz em Campo Grande e Hamilton de Carvalho Rocha gerente da distribuidora da Ultragaz, também na Capital.

Rogério Almeida é dono de uma distribuidora de gás de Nova Andradina. Os outros oito comerciantes são de Dourados e controlam as maiores revendas de gás da cidade.

Líderes – Considerados os mais violentos do cartel, Mauro Victol e Rubens Pretti Filho ficaram mais tempo na prisão por terem sido flagrados também por porte ilegal de arma. Eles deixaram a prisão no início de agosto, após 127 dias na cadeia.

Victol também está condenado por homicídio. Em janeiro deste ano, ele foi condenado a sete anos de prisão por homicídio por matar, em 2016, Luciano Soares Semzack, outro comerciante de gás de Dourados.

Na época, a defesa alegou legítima defesa, mas durante as investigações do cartel surgiram indícios de que Victol tenha praticado o crime para eliminar um concorrente que não aceitava as regras do cartel. O processo está em fase de recurso.

Citados em depoimentos de testemunhas e gravados em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, Mauro Victol e Rubens Pretti Filho foram apontados pelo Ministério Público como os mais atuantes no cartel e que recorriam a ameaças para impor as regras do esquema.

Nos siga no Google Notícias