ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Líder de facção mexicana é preso em mansão no Paraguai

Contra "El Abuelo" havia um mandado de captura pelos crimes de associação criminosa, extorsão e sequestro

Por Bruna Marques e Helio de Freitas, de Dourados | 13/09/2025 09:39


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Líder de facção criminosa mexicana é preso no Paraguai. Hernán Bermúdez Requena, conhecido como "El Abuelo", foi capturado em Mariano Roque Alonso, no Paraguai. Acusado de associação criminosa, extorsão e sequestro, Requena era um dos criminosos mais procurados do México. A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre autoridades mexicanas e paraguaias.Ex-policial, Requena liderava a facção La Barredora, ligada ao Cartel Jalisco Nueva Generação. Ele é acusado de tráfico internacional de drogas, homicídios, desaparecimentos e roubo de combustível. A captura é considerada uma vitória no combate à impunidade e demonstra a cooperação entre os dois países na luta contra o crime organizado.

O mexicano Hernán Bermúdez Requena, conhecido como “El Abuelo” ou “Comandante H”, apontado como líder da facção La Barredora e um dos alvos criminais mais procurados do México, foi capturado nesta sexta-feira (12) no bairro fechado Surubi’i, em Mariano Roque Alonso, no Paraguai. A prisão foi confirmada pelo secretário de Segurança e Proteção ao Cidadão do México, Omar García Harfuch.

Informações trocadas por meio da nova Lei do Sistema Nacional de Investigação e Inteligência permitiram identificar o paradeiro do fugitivo, que vivia em uma mansão usada como centro de ocultamento. A operação contou ainda com apoio da Unidade de Inteligência Financeira e do Centro Nacional de Inteligência do México.

Contra Hernán “N” havia um mandado de prisão expedido em fevereiro de 2025, no estado de Tabasco (México), pelos crimes de associação criminosa, extorsão e sequestro. Em 17 de julho de 2025, a Interpol no México emitiu uma notificação vermelha, reforçando a urgência de sua captura.

Ex-policial em Tabasco, Bermúdez Requena acumulou denúncias de corrupção, tráfico de drogas e uso do cargo para favorecer estruturas criminosas. Após deixar a carreira pública, integrou e passou a comandar a organização La Barredora, ligada diretamente ao CJNG (Cartel Jalisco Nueva Generación), uma das facções mais violentas do narcotráfico mexicano.

Líder de facção mexicana é preso em mansão no Paraguai
Agentes fortemente armados vigiam enquanto o suspeito permanece sentado no sofá, logo após ser detido dentro da residência (Foto: Divulgação)

Relatórios de inteligência o apontam como articulador do tráfico internacional de drogas, homicídios, desaparecimentos forçados e roubo de combustível, além de operar refinarias clandestinas em Tabasco e em Veracruz.

Evolução da facção: Inicialmente, “El Abuelo” e Ulises “El Pinto” formaram a célula criminosa “La Hermandad” ou “Cártel Policiaco”, dedicada ao tráfico de migrantes, distribuição de drogas, tráfico de pessoas e controle de bares e casas noturnas em Tabasco. Em 2023, após disputas internas e confronto com o Cartel do Golfo, surgiu a atual La Barredora, que hoje enfrenta o CJNG pelo controle do estado.

Depois de capturado, Hernán Bermúdez Requena foi transferido para o México, onde está à disposição das autoridades federais. O governo mexicano classificou a ação como uma demonstração de compromisso no combate à impunidade e à corrupção, destacando que a cooperação entre o Paraguai e o México impede que o território paraguaio seja "refúgio seguro para criminosos de alto perfil".

Líder de facção mexicana é preso em mansão no Paraguai
Mansão de luxo em bairro fechado de Mariano Roque Alonso, no Paraguai, onde ocorreu a operação de captura (Foto: Divulgação)

A ação de captura foi conduzida pela SENAD (Secretaría Nacional Antidrogas) do Paraguai, em conjunto com a SNI (Secretaría Nacional de Inteligencia), o Ministério Público paraguaio e autoridades mexicanas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.