ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Mandetta se reúne com prefeitos para resolver crise da saúde

Ministro está em Dourados para anunciar aumento do teto de recursos para média e alta complexidade

Helio de Freitas, de Dourados | 18/10/2019 13:28
Ministro entre Geraldo Resende e a secretária de Saúde Berenice Machado, em Dourados (Foto: Adilson Domingos)
Ministro entre Geraldo Resende e a secretária de Saúde Berenice Machado, em Dourados (Foto: Adilson Domingos)

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta está reunido com prefeitos em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, para tentar resolver a crise que ameaça o atendimento de pelo menos 800 mil pessoas de 34 municípios da região.

Mandetta chegou por volta de 12h15 ao aeroporto local acompanhado do vice-governador Murilo Zauith (DEM) e do secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.

Ainda no aeroporto, o ministro disse esperar o apoio do vice-governador para resolver a crise da saúde se declarou preocupado com o risco de colapso no atendimento regional. Ele afirmou que o plano a ser anunciado hoje prevê a reestruturação de todo o sistema, principalmente atendimento básico.

Em crise financeira, a prefeitura ameaçou nesta semana abandonar a gestão plena dos recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) e devolver para o governo do Estado os serviços e alta e média complexidade. Atualmente, o município de Dourados recebe valor específico para atende pacientes com câncer, renais crônicos e cardíacos, por exemplo, que moram nesses municípios.

De acordo com a assessoria de Geraldo Resende, entre as medidas incluídas no plano emergencial anunciado pelo ministro está o aumento do teto da média e alta complexidade de Dourados. Outros 13 municípios da macrorregião também passarão a receber mais dinheiro por mês para custear serviços de saúde.

Nesta semana o governo do Estado anunciou que pediu incremento de R$ 20,6 milhões por ano para o município de Dourados R$ 2 milhões/ano para os demais municípios da região.

Nos siga no Google Notícias