ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Médicos fazem captação de órgãos de guarda que teve derrame cerebral

Procedimento feito por médicos da Central Nacional de Transplantes e profissionais de hospital de Dourados começou por volta de 7h30

Helio de Freitas, de Dourados | 11/01/2017 08:39
Hospital da Vida, onde é feita a captação dos órgãos (Foto: Divulgação)
Hospital da Vida, onde é feita a captação dos órgãos (Foto: Divulgação)

Começaram por volta de 7h30 desta quarta-feira (11) os procedimentos para captação de órgãos do guarda municipal Roberto Aparecido Ramos, que teve morte cerebral declarada na segunda-feira (9) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

A captação, a primeira na história do Hospital da Vida, que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é feita por médicos que vieram até a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul especialmente para o procedimento e por profissionais da própria unidade.

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) foi destacado para fazer o transporte dos órgãos na noite de ontem e chegou a Dourados no início da madrugada.

Roberto Ramos teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na semana passada e na segunda-feira foi constatada sua morte cerebral. Diante da possibilidade de doação de órgãos, a Central Nacional de Transplante acionou a FAB, que mandou o avião para Dourados.

O transporte de órgãos passou a ser feio pela FAB após o presidente Michel Temer (PMDB) assinar um decreto no ano passado, autorizando o serviço. A expectativa é que sejam captados o pâncreas, os rins e o fígado, que serão transplantados em pessoas que aguardam em uma fila nacional de transplantes.

Nos siga no Google Notícias