ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Mesmo com alta de casos, prefeitura libera futebol e reabre parques

Cidade teve 746 novos casos de covid em novembro, mas número de internados é estável

Helio de Freitas, de Dourados | 18/11/2020 16:11
Parque Ambiental Rego D’Água, na região sul de Dourados, fechado desde março (Foto: Helio de Freitas)
Parque Ambiental Rego D’Água, na região sul de Dourados, fechado desde março (Foto: Helio de Freitas)

Mesmo com 746 novos casos de covid-19 registrados só em novembro e dois mil a mais de outubro até agora, a prefeitura autorizou nesta quarta-feira (18) a reabertura dos parques públicos e retomada de esportes individuais e coletivos em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Assinado pela prefeita Délia Razuk (sem partido), o decreto permitindo a retomada de atividades suspensas em março por causa da pandemia do novo coronavírus foi publicado nesta tarde em edição extra do Diário Oficial do Município.

Entre as medidas que terão de ser seguidas nos parques públicos estão uso obrigatório de máscara durante todo o período de permanência no local, distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas e recomendação para que integrantes de grupos de risco (idosos, grávidas, lactantes, crianças menores de 5 anos e portadores de doenças crônicas) evitem frequentar os espaços.

Seguem proibidos eventos e atividades com aglomeração de pessoas, como aulas coletivas de ginástica, corridas em grupo, apresentações musicais, shows e recreação infantil. Academias ao ar livre também permanecerão fechadas.

Locais de prática de esportes individuais e coletivos deverão exibir informações sobre a doença e sobre as medidas de prevenção. A prefeitura recomendou registro diário de todos os usuários e colaboradores, informando horários de entrada e saída dos locais de treinamento e competição para controle em caso de frequentador ser infectado pelo vírus.

Deverá ser disponibilizado álcool 70%, para higiene das mãos a atletas e todos os demais presentes aos locais de treinamento e competição. Os banheiros deverão ter lixeiras com acionamento a pedal, papel toalha e sabão líquido em dispensers para lavar as mãos.

Todos os praticantes de esportes e demais presentes deverão usar máscara, retirando apenas quando estiver efetivamente praticando a modalidade. Tanto no caso dos parques quanto dos espaços de esportes, os bebedouros devem permanecer lacrados.

O decreto da prefeitura não proíbe, mas recomenda que não sejam retomados esportes de contato, como artes marciais e boxe. Entretanto as academias de luta podem realizar atividades de preparação física. Todas as medidas estão no Diário Oficial que pode ser acessado através da página da prefeitura na internet.

Escolas – Hoje, o Departamento de Vigilância em Saúde informou que analisou e aprovou 60 planos de biosseguranca enviados por escolas particulares de educação infantil, ensino fundamental, médio e universidades durante os meses de setembro, outubro e novembro.

Conforme o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Emerson Eduardo Corrêa, nesse intervalo também houve fiscalização nas universidades e escolas privadas de ensino infantil, autorizadas a reabrir em 21 de setembro e 19 de outubro, respectivamente.

A fiscalização foi para verificar o cumprimento das exigências e a aplicação dos planos de biosseguranca. A partir do dia 23 deste mês serão fiscalizadas as escolas de ensino fundamental e depois as de ensino médio.

Casos – Com 21 novos casos de ontem para hoje, Dourados chegou hoje a 9.321 pessoas infectadas pelo vírus desde março, mas 8.740 já estão recuperadas. Outras 458 cumprem isolamento domiciliar e sete estão internadas, sendo quatro em enfermaria e três em leitos de UTI. A covid-19 matou 116 moradores de Dourados.

Além dos sete douradenses internados, outras 19 pessoas que moram em cidades da região ocupam leitos em hospitais locais. No total, contando moradores locais e de outras cidades, Dourados tem 14 pessoas internadas em terapia intensiva.

Para a saúde pública de Dourados, o momento epidemiológico é favorável e se houver aumento significativo o comitê local de enfrentamento à pandemia vai orientar para retomadas das medidas de restrição.

Nos siga no Google Notícias