ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Metade das meninas abrigadas em lar sofreu violência doméstica infantil

Realidade no Lar Ebenezer, em Dourados, mostra que crianças e adolescentes também sofrem violência, assim como mulheres adultas

Helio de Freitas, de Dourados | 08/03/2017 09:17
Meninas que recebem abrigo no Lar Ebenezer (Foto: Divulgação)
Meninas que recebem abrigo no Lar Ebenezer (Foto: Divulgação)

Um levantamento feito pelo Lar Ebenezer, instituição que abriga crianças e adolescentes em situação de risco em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, mostra que a violência atinge todas as mulheres, independente da idade.

No Dia Internacional da Mulher uma triste estatística chama a atenção: pelo menos 56% das meninas acolhidas pela instituição foram vítimas de violência doméstica infantil.

De acordo com a assessoria do lar, existem casos de crianças de 10 anos que já passaram por agressões dentro da própria casa e agora estão abrigadas na instituição, por decisão da Justiça.

São consideradas violência doméstica a hostilidade verbal, negligência, desprezo, abandono físico e emocional, rejeição e crítica excessiva.

Fundado em 21 de fevereiro de 1988, o Lar Ebenezer acolhe crianças e adolescentes do sexo feminino de 7 a 14 anos que estejam em situação de risco e por isso foram recolhidas pela Justiça. Elas ficam no abrigo até a conclusão do processo judicial.

Apoio – Enquanto moram no lar, as meninas recebem acompanhamento psicológico e psiquiátrico. O abrigo tem capacidade para atender 20 meninas e atualmente acolhe 16.

“Elas chegam com medo, não querem ficar na instituição, então é importante ter uma recepção amorosa. Depois, a gente aguarda 24 horas para dar aconselhamento e orientações. Em seguida são encaminhadas para consultas e terapias, em alguns casos, depois de dois meses, vão para a psiquiatra, mas só em caso de necessidade”, explica a psicóloga do Lar Ebenezer, Camila Santos.

A profissional afirma que lidar com os traumas é um processo de longo prazo, que exige outras estratégias além das terapias. “A gente cerca as meninas com atividades, para auxiliar na reconstrução da identidade, para ajudá-las a superar o trauma. Então, o Lar oferece, com a ajuda de parceiros, aula de dança, artesanato e curso de espanhol”.

Pedindo ajuda - Instituição filantrópica mantida por doações, o Lar Ebenezer passa por crise financeira. Atualmente a diretoria faz uma campanha para arrecadar doações.

O link direto para doações é o http://www.larebenezerdourados.com.br/cadastro-de-doacao/. O telefone da instituição para mais informações é o (67) 3421-0103. As doações podem ser depositadas na conta do Lar Ebenezer: Caixa Econômica Federal, agência 2052, operação 003, conta corrente 164-7.

Nos siga no Google Notícias