ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  02    CAMPO GRANDE 10º

Interior

Morador tem que abandonar barraco em árvore para dar lugar a obra na fronteira

Moradia de papelão improvisada foi retirada para derrubada da árvore na Linha Internacional

Caroline Maldonado | 04/08/2023 16:00

Sem reclamar, prontamente o morador de rua deixou o barraco que fez em uma árvore, a pedido da Guarda Civil Municipal de Fronteira, nesta sexta-feira (4), na Linha Internacional, que divide Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, a 323 quilômetros da Capital. Ele teve que sair porque a árvore será derrubada para dar lugar às obras de revitalização da via, com investimento de R$ 85 milhões.

As imagens divulgadas pela Secretaria de Segurança de Ponta Porã mostram Gilson de Freitas deixando o barraco feito de papelão. Ele sai por baixo da “casinha”, que tem alguns buracos como se fossem janelinhas. Com um saco transparente de roupas, já rasgado, ele atende o pedido dos guardas e fornece uma identidade e cartão com a identificação.

Desgastado pelo tempo, o documento não permitiu descobrir a idade dele, segundo o secretário. “Deu tanto dó. Ele é muito bonzinho. Pedi para a assistência social atendê-lo, mas ele não aceita sair da rua. Ele falou que podíamos ficar tranquilos, que ele iria para outro lugar, de boa”, contou o secretário de Segurança, Marcelino Nunes.

Morador tem que abandonar barraco em árvore para dar lugar a obra na fronteira
Gilson de Freitas deixa barraco em árvore a pedido de guardas (Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança)

Além dele, outras pessoas com moradia irregular estão sendo orientadas a realizar um cadastro na Agência de Habitação e na Assistência Social. “No local, máquinas avançam com o objetivo de cumprir o cronograma das obras e os referidos moradores já estão cientes há mais de 40 dias, como já foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação, e eles também já foram notificados pelas empreiteiras e mesmo assim se recusaram a deixar o local”, explicou o secretário.

Obra - O projeto Fronteira do Futuro recebeu R$ 85 milhões do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) para a revitalização da via de 5,7 mil metros. A entidade faz parte do Tratado da Bacia do Prata, que abrange os países Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O projeto inclui 15 km de rede de drenagem; ciclovia; pista de caminhada; asfalto novo nas vias adjacentes; 700 novas vagas e estacionamento; novo terminal rodoviário; base para o frete; duas quadras poliesportivas; campo de futebol society; espaço para eventos; parque infantil e área verde.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias