ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Morto por covid, Aldo deixou seu lugar de "pouso" para habitar a eterna "morada"

De família dos fundadores de Itaquiraí, Aldo ensinou que esta vida é apenas uma passagem

Lucia Morel | 29/07/2020 08:20
Aldo com a esposa, de 60 anos e que também teve covid-19. (Foto: Arquivo da Família)
Aldo com a esposa, de 60 anos e que também teve covid-19. (Foto: Arquivo da Família)

“Aqui é pouso, não é morada”. Em uma frase, Aldo Gomes de Albuquerque, 77 anos, resume um ensinamento que ficou para os filhos como um lembrete frequente de que esta terra é apenas uma passagem. Morto de covid-19 na última sexta-feira, 24 de julho, ele lutou pela vida por pouco mais de um mês, até não resistir à doença.

Quem conta um pouco sobre a trajetória de Aldo é o filho dele, Rodrigo Carminatti de Albuquerque, 37 anos. Servidor estadual, ele lembra que o pai era carinhoso e zeloso pela família e que marcou a todos diante do cuidado que tinha com todos: filhos, netos e esposa.

Os primeiros sintomas de Aldo, que era agente tributário aposentado, começaram em 21 de junho, mas como ele já tinha doença crônica no pulmão e sempre apresentava pneumonias nesse período do ano – inverno seco -, a família acreditou que seria mais uma e o tratamento foi feito em casa, com medicação específica para a doença.

No entanto, após alguns dias, a situação ao invés de melhorar, agravou e além de dor de cabeça, tosse e febre, ele começou a sentir falta de ar e então, buscou atendimento em hospital de Itaquiraí, onde morava com a família. De lá, já ficou internado, mas o teste deu negativo para covid-19.

Aldo com os netos. (Fotos: Arquivo da Família)
Aldo com os netos. (Fotos: Arquivo da Família)
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Lá ficou até 7 de julho, quando foi transferido para Naviraí e então para Dourados, no Hospital da Cassems, onde foi entubado. O teste para o novo coronavírus foi feito lá novamente, resultando positivo.

Sobre o contágio, Rodrigo afirma que “não tem como saber”, já que segundo ele, seu pai “se cuidava muito”, usando sempre máscara e álcool em gel. Caseiro e pacato, quase não saía de casa e uma das únicas atividades diárias era a caminhada à tarde. Da família, somente a esposa de 60 anos foi confirmada com a doença, mesmo assim, depois de Aldo.

Para o filho, não há o que reclamar, apenas aceitar. “Somos muito apegados a Deus. É um momento difícil, uma perda enorme, só Deus sabe como, mas foi a vontade de Deus”, sustenta. Segundo Rodrigo, questionar se caso a covid não tivesse atingido seu pai, Aldo ainda estivesse vivo é apenas “arrumar desculpa” e decide apenas acatar o fato.

Aldo com os dois filhos. (Foto: Arquivo da Família)
Aldo com os dois filhos. (Foto: Arquivo da Família)

Memória – Casado com a neta do fundador de Itaquiraí, Aldo chegou na cidade em 1975, 17 anos depois da fundação do município. Lá, foi vereador por quatro mandatos e formou família, com dois filhos e quatro netos. Segundo Rodrigo, o legado do pai é honestidade e lealdade, o que ele e a irmã levarão para a vida.

Quanto à frase que o pai sempre dizia, o filho afirma que para Aldo, ela se concretizou e ficará marcada na lembrança da família, já que o lugar de pouso foi deixado e “agora ele foi para a morada eterna”.

Nos siga no Google Notícias