ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Motim de presos já dura quatro dias em delegacia de Sidrolândia

Aline dos Santos | 21/05/2011 08:57
Presos atiram pedaços de muro no corredor das celas.
Presos atiram pedaços de muro no corredor das celas.

O motim de presos na delegacia de Sidrolândia já dura quatro dias. Eles destruíram o muro de um metro que separa o banheiro do restante da cela e jogam os pedaços da construção nos policiais que tentam passar pelo corredor.

De acordo com o Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais Civis), os presos se rebelaram após a retirada dos ventiladores da cela e por não terem sido atendidos pelo mutirão carcerário, realizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Ainda conforme o sindicato, os ventiladores foram retirados quando dois presos fugiram serrando as grades do solário (local do banho de sol) utilizando hélices de um aparelho. Ontem, as visitas foram suspensas diante da confusão.

No local, sobram irregularidades. A delegacia foi transformada em Cadeia Pública, apesar de não oferecer infraestrutura nem segurança para custodiar presos. A custódia não é atribuição da Polícia Civil.

Outra grave irregularidade é a presença de dois adolescentes na delegacia. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) permite a estadia em delegacias por no máximo cinco dias.

Um adolescente de 17 anos é apontado como liderança do protesto em Sidrolândia. A delegacia tem seis celas. Uma é ocupada por dois adolescentes, outra abriga presos que não pagaram pensão alimentícia e as outras quatro são destinadas aos demais 31 presos.

Os presos são atendidos por sete investigadores, que se tem escala de revezamento. Para hoje, era esperado o reforço no número de policiais.

No último dia 11, o Sinpol realizou reunião em Aquidauana para discutir a custódia de preso nas delegacias. A proposta apresentada á Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) é que os presos sejam levados o presídio de Dois Irmãos do Buriti e as presas para o presídio de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias