ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Interior

MP cobra da prefeitura ambulância reserva para Samu atender população

Helio de Freitas, de Dourados | 06/07/2017 14:09
Falta de ambulância reserva prejudica trabalho do Samu em Dourados (Foto: Adilson Domingos)
Falta de ambulância reserva prejudica trabalho do Samu em Dourados (Foto: Adilson Domingos)

A prefeitura de Dourados terá de colocar ambulância reserva à disposição do Samu (Serviço Móvel de Urgência), segundo recomendação feita hoje (6) pelo Ministério Público. O objetivo é suprir eventual falta das ambulâncias enviadas para reparo ou manutenção.

O problema ocorre desde 2013 na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Naquele ano, o MP instaurou um inquérito civil para investigar o caso após denúncias revelarem que as viaturas à disposição do Samu eram insuficientes para atender o grande número de chamadas.

Segundo o promotor Ricardo Rotunno, algumas providências foram tomadas, mas insuficientes para atingir o resultado necessário. “A situação precária objeto da investigação foi melhorada, mas não atingiu ainda o resultado ideal necessário à garantia do bom atendimento de urgência”, afirma o promotor na recomendação divulgada nesta quinta-feira no Diário Oficial do MP.

Rotunno estipulou prazo de dez dias para as secretarias de Saúde e de Administração se manifestarem se vão ou não acatar a recomendação de fornecer a ambulância reserva para substituir as que são encaminhadas para conserto.

“A ausência de observância das medidas enunciadas impulsionará o Ministério Público Estadual a adotar as providências judiciais e extrajudiciais pertinentes para garantir a prevalência das normas de proteção ao patrimônio público e social”, afirma o edital.

Conforme o promotor, “é preciso manter à disposição do Samu no mínimo uma ambulância reserva em boas condições de uso, além das necessárias para atender a demanda de ocorrência, o que não tem sido proporcionado pelo munícipio de Dourados”.

Nos siga no Google Notícias