ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 29º

Interior

MP recomenda que Prefeitura de Corumbá nomeie guardas aprovados em concurso

O prazo para adoção das providências é de 30 dias úteis

Por Lucas Mamédio | 23/05/2025 10:04
MP recomenda que Prefeitura de Corumbá nomeie guardas aprovados em concurso
Agentes da Guarda Civil Municipal de Corumbá (Foto: Divulgação)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendou à Prefeitura de Corumbá que nomeie e dê posse aos candidatos aprovados no concurso público para Guarda Civil Municipal, realizado em 2024. O município conta atualmente com 192 guardas, mas deveria ter no mínimo 200 agentes, conforme prevê a legislação federal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendou à Prefeitura de Corumbá a nomeação dos candidatos aprovados no concurso público para Guarda Civil Municipal realizado em 2024. A cidade, com aproximadamente 99 mil habitantes, possui atualmente 192 guardas, número inferior ao mínimo de 200 agentes exigido pela Lei Federal nº 13.022/2014. O promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte estabeleceu prazo de 30 dias úteis para que a administração municipal tome as providências necessárias, sob pena de medidas judiciais. Embora o concurso tenha oferecido 10 vagas e seu resultado esteja homologado, nenhum aprovado foi nomeado até o momento.

A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte, foi enviada nesta semana ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, Dr. Gabriel (PSB) e ao secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Fernando Jorge Castro de Lucena. O prazo para adoção das providências é de 30 dias úteis, sob pena de medidas judiciais.

Segundo o Ministério Público, a cidade possui cerca de 99 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa faixa populacional, a Lei Federal nº 13.022/2014, que regulamenta as Guardas Municipais, determina que o efetivo não pode ser inferior a 200 agentes.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Corumbá conta com 192 integrantes. Embora tenha sido realizado um concurso público no ano passado, com a oferta de 10 vagas, até agora nenhum aprovado foi nomeado, apesar de o resultado do certame ter sido homologado e estar vigente.

Recomendação e possível ação judicial - Na recomendação, o promotor lembra que é dever da administração pública adotar as medidas necessárias para corrigir falhas administrativas, como determina o princípio da autotutela.

“O órgão de execução [...] poderá expedir recomendações devidamente fundamentadas, visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância pública”, destacou o promotor, com base na Resolução nº 15/2007 da Procuradoria-Geral de Justiça.

O Ministério Público alertou que, se a recomendação não for cumprida, poderá adotar medidas judiciais cabíveis para regularizar o quadro de pessoal da Guarda. O município deve informar à Promotoria, dentro do prazo fixado, se irá ou não acatar a recomendação, apresentando os documentos comprobatórios.

Legislação específica - A recomendação cita ainda o artigo 7º da Lei nº 13.022/14, que estabelece o percentual de 0,3% da população como parâmetro para a composição do efetivo das Guardas Municipais em cidades com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes — como é o caso de Corumbá. Com base nesse cálculo, o município poderia ter entre 200 e 298 guardas municipais.

A recomendação foi enviada ao prefeito, à Procuradoria-Geral e ao secretário municipal de Segurança Pública, além de encaminhada à Procuradoria-Geral de Justiça para publicação no Diário Oficial do Ministério Público.

A reportagem solicitou um posicionamento da Prefeitura de Corumbá, mas até o momento não houve resposta.

Nos siga no Google Notícias