ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEGUNDA  12    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Renata começou com lanche e hoje é quase dona de praça do Coophasul

Fim do mistério: empreendedora mostrou as caras para contar como conseguiu quatro negócios no bairro

Por Natália Olliver | 12/01/2026 07:06
Renata começou com lanche e hoje é quase dona de praça do Coophasul
Renata começou com lanchonete e hoje é quase dona de praça o Coophasul (Foto: Henrique Kawaminami)

Se você mora ou costuma passar pelo Coophasul, é quase impossível não ter visto o nome dela. Ele está no letreiro da pizzaria, na fachada do mercado, no cardápio da espetaria e na marmitaria e lanchonete também. No bairro, Renata Santos dos Anjos, de 37 anos é  quase a dona da pracinha. Ela conseguiu montar 4 empreendimentos em 5 anos, mas pouca gente sabe quem é, de fato, a pessoa que dominou parte da Rua Cotegipe e a praça do bairro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Renata Santos dos Anjos, 37 anos, transformou-se em uma importante empreendedora no bairro Coophasul, em Campo Grande. Desde 2021, quando vendeu dois caminhões com o marido Samer Taveira Tlaes, ela expandiu seus negócios no ramo alimentício, começando com uma lanchonete e chegando a administrar cinco estabelecimentos. Atualmente, com 55 funcionários distribuídos em quatro lojas, incluindo mercado, pizzaria, espetaria e marmitaria, Renata revitalizou o comércio local. Sem formação superior, mas seguindo os passos empreendedores do pai, ela construiu seu império gastronômico vendendo mais de 250 marmitas diárias, com preços entre R e R, e já planeja inaugurar um restaurante japonês em 2026.

Depois de muito mistério, o Lado B trouxe a empreendedora para contar como tudo isso começou.

Renata começou com lanche e hoje é quase dona de praça do Coophasul
Renata começou com lanche e hoje é quase dona de praça do Coophasul
Localização dos empreendimentos da "dona da pracinha", Renata (Foto: Henrique Kawaminami e Campo Grande News)

Foi no dia 4 de novembro de 2021, quando a história deu um ‘start’ e ela e o marido, Samer Taveira Tlaes, de 33 anos, resolveram vender os caminhões que tinham e investir no ramo alimentício por ali mesmo.

O Coophasul tem valor afetivo para ela, que viveu e cresceu vendo o pai empreender também. Por isso, nunca existiu a possibilidade de levar nenhuma ideia para outros lugares da cidade. O intuito era ocupar o bairro.

Renata começou com lanche e hoje é quase dona de praça do Coophasul
Renata e o mariso, Samer Taveira, venderam caminhões para abrir negócio (Foto: Henrique Kawaminami)

“Começamos pela lanchonete, fomos para o restaurante, e fomos crescendo. Hoje temos um mercado, uma espetaria e uma pizzaria. Eu e meu esposo fomos com a cara e a coragem e a gente que fazia tudo. Eu falo que é uma história bonita porque a gente começou do zero. Tínhamos dois caminhões porque ele sempre mexeu com isso e frete. Falei para a gente vender lanche, ele confiou em mim e deu certo”.

Ela relembra que, há 5 anos, era ela quem atendia o delivery e ele ficava no caixa. A coisa foi melhorando, crescendo e outros imóveis começaram a fazer parte dos planos. Segundo Renata, nada foi muito planejado, só foi acontecendo. Hoje a equipe é de 55 funcionários nas 4 lojas.

Renata começou com lanche e hoje é quase dona de praça do Coophasul
Renata começou com lanche e hoje é quase dona de praça do Coophasul
Renata construiu lojas ao redor da praça do bairro; intuito era oferecer serviço onde ela cresceu (Foto: Henrique Kawaminami)

“Sou uma pessoa muito tímida e reservada e meus clientes, nem todos, sabem quem é a Renata. Todo mundo pergunta: 'quem é a Renata'. Crescemos muito e não consigo ficar em todos. Meus clientes antigos, que estão desde o início, sabem”.

A vizinhança diz que ela vai dominar a praça inteira. Renata ri e revela que o pedido de 2026 é um sushi, mas que não pretende abrir uma coisa nova tão cedo.

“Quando a gente entrou no bairro, era um lugar meio morto de comércio. Depois da lanchonete surgiu a oportunidade da pizzaria. Na verdade, foi uma luta e um susto. Meu marido estava com medo de assumir mais essa responsabilidade. E eu falei que a gente iria pegar e teria sucesso. Coloquei o rodízio, que é novidade no bairro. Não queria fazer só uma pizzaria porque tem várias. Queria uma coisa diferente. Colocamos rodízio de pizza e massas. Deu certo. Vem gente de longe para comer aqui”.

Renata começou com lanche e hoje é quase dona de praça do Coophasul
Renata comçeou negócio com lanchonete em 2021 e hoje tem 4 empreendimentos no bairro (Foto: Henrique Kawaminami)

Depois foi a vez do mercado, que, segundo ela, também aconteceu do nada. “Eu falo que nós somos muito corajosos e que vamos com medo mesmo. Pegamos o mercado em janeiro de 2025. A pizzaria veio em 2024. É um lugar a cada ano. Só o mercado e o espeto que vieram em 2025. Começou o ano com mercado e terminou com espeto, aí o pessoal já pergunta o que vai ter em 2026”.

Para ela, sair da função de produção e ir para a gerência é muito gratificante, mas um desafio enorme também. Renata não fez nenhum curso superior, mas teve que estudar para saber gerir melhor os negócios. Mesmo assim, ela conta que fez tudo na dedicação, assim como o pai.

“Foi tudo na experiência, como vim de uma família que mexia com isso. Meu pai não concluiu a quinta série, virou empresário assim. Até hoje ele me ajuda, a gente conversa sobre como fazer. Então, no dia a dia, você aprende muita coisa e eu comecei a gerir no aprendizado. Lutando todos os dias, aprendendo e errando. Sempre foi na luta. Eu também trabalhava na produção no negócio do meu pai, fazia marmita, corria para fazer salada”.

Hoje ela vende mais de 250 marmitas por dia. No local o preço varia de R$25 a R$50. Os empreendimentos ficam na Rua Cotegipe, 903; Rua Atílio Banducci, 258;Rua Domingos Giovani de Salvi, 197  e Rua Cotegipe, 984.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News