ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

MP rejeita queixa de juiz sobre falta de monitor em estacionamento rotativo

Magistrado é o mesmo que absolveu detido por chamar guarda de "bostas" e de que poderia até ser elogio

Gabriel Neris | 03/08/2020 14:38
Trânsito na região central de Dourados (Foto: Divulgação)
Trânsito na região central de Dourados (Foto: Divulgação)

O Ministério Público Estadual arquivou a reclamação do juiz Caio Marcio de Britto, de Dourados, a 233 km de Campo Grande, por faixa de funcionários da empresa responsável pelo estacionamento rotativo.

A queixa foi instaurada na 10a Promotoria de Justiça. O juiz relatou que no dia 27 de fevereiro deste ano, por volta de 9h, estacionou o veículo para sacar dinheiro em uma agência bancária. Teria procurado por funcionários da empresa Exparking, mas não encontrou.

Detalhou que levou um minuto para sacar o dinheiro e quando retornou foi autuado por uma funcionária. Ainda questionou sobre o tempo de tolerância, mas recebeu como resposta que o não teria como aguardar um minuto nas fiscalização e o veículo estava sem comprovante de pagamento do estacionamento.

O juiz, então, pagou R$ 10 a monitora, que levou dez minutos para liberá-lo até devolver o troco. O magistrado alegou que teve os seus direitos de consumidor violados.

O Ministério Público solicitou ao Procon eventuais reclamações semelhantes e também pediu manifestação da Agência de Transporte e Trânsito. Em resposta, a agência afirmou que possui contrato com a empresa e que não há previsão de tolerância de tempo para o usuário permanecer sem colocar créditos.

A empresa Explora Participações em Tecnologia e Sistema da Informação SA alegou que não concede tolerância no estacionamento rotativo e acrescentou que os usuários podem adquirir créditos pela internet e também recarregando a TAG em postos de venda credenciados.

A promotora Rosalina Cruz Cavagnolli considerou que não ficou demonstrada suposta prática ilegal pela empresa responsável pelo serviço e que também não havia com o Procon reclamações “de igual ou parecido teor”. “De tal forma, não há elementos nos autos ou mesmo indícios que apontem a ocorrência contínua e/ou frequente da má prestação do aplicativo de funcionamento do parquímetro”.

Polêmica – O juiz Caio Marcio de Britto, da 1a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal, é o mesmo que no fim do ano passado absolveu preso por desacato ao chamar guardas municipais de “bostas” e que a expressão poderia até ser um elogio.

Daniel Henrique Moreno da Silva, de 23 anos, foi flagrado conduzindo motocicleta sem habilitação. “Vocês não são polícia, meu pai é sargento da PM, e vai resolver essa merda, seus bostas”, disse o rapaz na ocasião. “No entendimento deste magistrado, muita relevância para tão pouca coisa”, escreveu o juiz.

À época, o comandante da Guarda, Divaldo Machado, afirmou que a decisão do juiz deixou a tropa “chateada” e se a situação fosse contrária o agente envolvido seria preso.

Nos siga no Google Notícias