MPE investiga suposta falta de manutenção de ponte entre MS e MG
Inquérito é motivado por acidente envolvendo dois caminhões; Unidade Regional de Perícias e Identificação de Paranaíba tem 10 dias para prestar informações sobre a perícia do acidente
Motivado por um acidente que envolveu dois caminhões no último domingo (1), inquérito instaurado pela 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, a 422 km de Campo Grande, quer saber como é realizada a manutenção da ponte de Porto Alencastro, que liga Mato Grosso do Sul à Minas Gerais na Rodovida Estadual MS-497.
Conforme explica a assessoria de imprensa do MPE-MS (Ministério Público Estadual), a Unidade Regional de Perícias e Identificação de Paranaíba, órgão municipal, tem 10 dias para prestar informações sobre a perícia do acidente.
"O Promotor cita ainda que no dia 1º de outubro de 2017, ocorreu um acidente, envolvendo dois caminhões, na Ponte que interliga o Estado de Mato Grosso do Sul ao Estado de Minas Gerais na Rodovia Estadual MS – 497, no Município de Paranaíba. O acidente foi causado por buraco na entrada da ponte em Minas Gerais, sentido MS", explica a assessoria de imprensa do MPE.
Manutenção
À frente do caso, o Promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco,comenta "que é dever do Estado promover a segurança viária, conforme Emenda Constitucional nº 82, de 16/07/2014, que inseriu o § 10 ao artigo 144 da Constituição Federal".
Além da Unidade de Perícias de Paranaíba, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos do Estado), terá 15 dias para fornecer esclarecimentos à promotoria. O promotor quer saber qual a periodicidade indicada para fazer manutenção na ponte; qual foi a última manutenção realizada em Paranaíba e a regularidade com que as manutenções são realizadas.
Ponte de Porto Alencastro - A ponte fica sobre Rio Paranaíba, na divisa de MS e MG, e foi inaugurada durante o governo Zeca do PT em 2003, em solenidade que teve a presença do ex-presidente Lula. A ponte à época, foi construída para escoar a produção e o transporte de mercadorias de Belo Horizonte e São Paulo.