ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

MPE pede instalação de ponto eletrônico no CEM de Sidrolândia em 120 dias

A medida deriva de flagrante desrespeito aos horários de atendimento pelos médicos

Lucia Morel | 17/12/2020 16:15
Centro de Especialidades Médicas de Sidrolândia. (Foto: Reprodução Google Maps)
Centro de Especialidades Médicas de Sidrolândia. (Foto: Reprodução Google Maps)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendou à Prefeitura de Sidrolândia, a 60 Km de Campo Grande, que instale, em até 120 dias, controle eletrônico de ponto no CEM (Centro de Especialidades Médicas) do município. Conforme pedido, a medida deriva de flagrante desrespeito aos horários de atendimento pelos médicos.

A promotora Janeli Basso afirma que foram feitas vistorias in loco e que as folhas de frequência também foram analisadas.  “Verificou-se que em todas há "pontualidade britânica" ou seja, não há atrasos pelos médicos, o que faz concluir que as mesmas não correspondem com a realidade cotidiana”.

A medida decorre ainda de denúncia de que os médicos lotados CEM não estariam cumprindo a carga horária devida. Na visita ao local, identificou-se a “ausência dos médicos em dias que deveriam estar trabalhando com posterior assinatura da folha de frequência”.

Além da instalação de “um controle de frequência eficaz, como o registro eletrônico do ponto, com instalação e regular funcionamento”, o MPMS em Sidrolândia pede ainda “instalação, em local visível das salas de recepção de quadros que informem ao usuário, de forma clara e objetiva, o nome de

todos os profissionais de saúde em exercício na unidade naquele dia, sua especialidade e o horário de início e de término da jornada de trabalho de cada um deles”.

A recomendação menciona ainda a necessidade de que seja disponibilizado na internet, local e horário de atendimentos dos médicos vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) e que os pacientes não atendidos sejam munidos de documento que formalize a razão do não atendimento.

O município tem 10 dias para informar ao ministério sobre o recebimento da recomendação e se vai acatá-la ou não.

Nos siga no Google Notícias