ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

MPF quer que ribeirinhos tenham acesso ao Parque Nacional do Pantanal

Evelyn Souza | 23/07/2013 16:39
Para MPF, ribeirinhos devem ter acesso permitido à área de entorno do Parque Nacional. (Foto: Ascom-MPF/MS)
Para MPF, ribeirinhos devem ter acesso permitido à área de entorno do Parque Nacional. (Foto: Ascom-MPF/MS)

O Ministério Público Federal (MPF) do Estado quer que os ribeirinhos voltem a utilizar a área de entorno do Parque Nacional do Pantanal para a prática de atividades.

O pedido foi encaminhado nessa semana ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Ibama e ICMBio têm 30 dias para manifestação.

A decisão aconteceu depois que órgãos ambientais proibiram que os moradores tivessem acesso à zona de amortecimento. Pesca, coleta de iscas, lenha e palha, mesmo consideradas de baixo impacto pelo próprio Plano de Manejo do parque, também são proibidas em todo entorno da unidade de conservação.

Como justificativa do pedido, o Ministério Público Federal, alegou que a proibição afeta não apenas a sobrevivência dos ribeirinhos, mas também a manutenção da cultura pantaneira.

No Pantanal, existem centenas de ribeirinhos que sobrevivem da pesca e da coleta de iscas. O Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense reconhece a ocupação da área pelos ribeirinhos.

Nos siga no Google Notícias