A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2017

23/07/2013 16:39

MPF quer que ribeirinhos tenham acesso ao Parque Nacional do Pantanal

Evelyn Souza
Para MPF, ribeirinhos devem ter acesso permitido à área de entorno do Parque Nacional. (Foto: Ascom-MPF/MS)Para MPF, ribeirinhos devem ter acesso permitido à área de entorno do Parque Nacional. (Foto: Ascom-MPF/MS)

O Ministério Público Federal (MPF) do Estado quer que os ribeirinhos voltem a utilizar a área de entorno do Parque Nacional do Pantanal para a prática de atividades.

O pedido foi encaminhado nessa semana ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Ibama e ICMBio têm 30 dias para manifestação.

A decisão aconteceu depois que órgãos ambientais proibiram que os moradores tivessem acesso à zona de amortecimento. Pesca, coleta de iscas, lenha e palha, mesmo consideradas de baixo impacto pelo próprio Plano de Manejo do parque, também são proibidas em todo entorno da unidade de conservação.

Como justificativa do pedido, o Ministério Público Federal, alegou que a proibição afeta não apenas a sobrevivência dos ribeirinhos, mas também a manutenção da cultura pantaneira.

No Pantanal, existem centenas de ribeirinhos que sobrevivem da pesca e da coleta de iscas. O Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense reconhece a ocupação da área pelos ribeirinhos.

Jovem é esfaqueado por adolescente após se negar a emprestar moto
Um jovem de 20 anos foi esfaqueado três vezes dentro de casa, após se negar a emprestar a moto do primo para um adolescente. O crime aconteceu às 22h...
Incêndio consome 210 hectares de canavial e deixa prejuízo de R$ 2 mi
O incêndio que atingiu a fazenda Novilho, localizada em Caarapó - município que fica a 283 km de Campo Grande - e ocupada por índios Guarani-Kaiowá d...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions