ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  02    CAMPO GRANDE 29º

Interior

MS amplia proteção às mulheres com ações integradas em 13 municípios

Parcerias com municípios ampliam a prevenção da violência de gênero, com atendimento especializado

Por Raíssa Rojas | 02/12/2025 11:41
MS amplia proteção às mulheres com ações integradas em 13 municípios
Sala Lilás de Dourados, localizada dentro da Depac (Foto: Saul Schramm)

Mato Grosso do Sul expandiu o Programa Mulher Segura e a implantação de Salas Lilás em 13 municípios, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio a vítimas de violência doméstica e familiar. As ações, formalizadas por meio de acordos de cooperação técnica publicados no Diário Oficial Eletrônico de hoje (2), terão validade de 24 meses e incluem medidas como suporte psicológico, jurídico e social, além de fiscalização de medidas protetivas e campanhas educativas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul amplia a proteção às mulheres com a expansão do Programa Mulher Segura e a implantação de Salas Lilás em 13 municípios. Os acordos de cooperação técnica, com validade de 24 meses, foram publicados no Diário Oficial Eletrônico, visando melhorar o atendimento a vítimas de violência doméstica. O programa será implementado em seis cidades, oferecendo suporte psicológico, jurídico e social. As Salas Lilás, espaços para atendimento humanizado de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, serão instaladas em outras seis delegacias do estado, seguindo as diretrizes da Lei Maria da Penha e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Programa Mulher Segura será implementado e fortalecido em Bataguassu, Fátima do Sul, Naviraí, Dois Irmãos do Buriti, Paranaíba e São Gabriel do Oeste. O objetivo é prevenir, combater e dar apoio a mulheres vítimas de violência, oferecendo suporte psicológico, jurídico e social.

A ação também inclui a fiscalização das medidas protetivas e campanhas educativas, com a colaboração da Polícia Militar, prefeituras municipais e coordenadorias de políticas para mulheres.

Além disso, as Salas Lilás serão implantadas em diversas delegacias, Japorã, Aparecida do Taboado, Pedro Gomes, Bela Vista, Nioaque e Antônio João.

Esses espaços são voltados para o atendimento humanizado e especializado de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor, com apoio psicológico e orientação jurídica, de acordo com as diretrizes da Lei Maria da Penha e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Com essa expansão da rede de proteção, o Estado de Mato Grosso do Sul busca garantir um atendimento mais eficaz, sensível e acolhedor para as vítimas de violência, promovendo não apenas a segurança, mas também o empoderamento e a autonomia das mulheres em situação de vulnerabilidade.

Os termos de cooperação têm como base a Lei nº 14.133/2021, que regula contratos administrativos, e o Decreto Estadual nº 11.261/2003, que estabelece diretrizes para a execução de políticas públicas no Estado. As ações também seguem os princípios da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que combate a violência doméstica contra a mulher, e do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), que protege os direitos dos menores.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.