ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Juntos, MS, PR e SP vão promover ações contra a dengue depois do Carnaval

Força-tarefa tem como foco eliminar criadouros do Aedes aegypti nos municípios de divisa entre os estados

Por Jhefferson Gamarra | 12/02/2024 13:54
Amontoado de lixo propício para a proliferação do mosquito da dengue (Foto: Henrique Kawaminami)
Amontoado de lixo propício para a proliferação do mosquito da dengue (Foto: Henrique Kawaminami)

As Coordenadorias Estaduais da Defesa Civil do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo anunciaram uma iniciativa conjunta para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e prevenir a dengue e outras doenças. A força-tarefa ocorrerá na semana seguinte ao Carnaval, de 19 a 23 de fevereiro, nos municípios localizados na divisa entre os três estados.

A decisão de unir esforços foi tomada durante uma reunião virtual que contou com a participação dos coordenadores das respectivas Defesas Civis: Capitão Maxwelbe Moura Fé, representando o Mato Grosso do Sul; Coronel Fernando Schunig do Paraná e Major Claudia Bemi de São Paulo.

Reunião virtual dos coordenadores das Defesas Civis de MS, PR e SP (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
Reunião virtual dos coordenadores das Defesas Civis de MS, PR e SP (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

O plano de ação consiste em realizar um mutirão de limpeza em colaboração com as equipes municipais, para a remoção física dos criadouros do Aedes aegypti. As atividades incluirão visitas às áreas mais críticas, distribuição de sacos de lixo, limpeza de terrenos e coleta de lixo pelos caminhões das prefeituras. Além disso, haverá orientação à população para que realizem a limpeza de calhas e de qualquer objeto que possa acumular água.

Além das ações operacionais, como vistorias em residências e espaços públicos e passagem de fumacê nos bairros, os participantes concordaram em realizar uma capacitação mútua. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo promoverá o treinamento, envolvendo todos os coordenadores municipais e regionais das cidades situadas na divisa entre os estados.

O treinamento abordará temas essenciais, como a transmissão da doença, identificação dos sintomas, ações eficazes para eliminar criadouros do mosquito e manejo adequado de lixo e objetos inservíveis. Estudos indicam que 80% dos focos da dengue encontram-se dentro das residências.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias