A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 25 de Maio de 2017

12/02/2015 18:03

Município de MS quer elevar produção de leite e se tornar referência

Vanda Escalante
Prefeito Ricardo Fávaro Neto espera elevar a produção para  200 mil litros de leite/dia. (Foto: Divulgação)Prefeito Ricardo Fávaro Neto espera elevar a produção para 200 mil litros de leite/dia. (Foto: Divulgação)

Com um plantel de 20 mil fêmeas em lactação e uma produção em torno dos 100 mil litros/dia, o município de Itaquiraí, a 410 Km de Campo Grande, está a caminho de se tornar um polo da produção leiteira no Estado. A previsão é do prefeito do município, Ricardo Fávaro Neto (PSDB), que espera, até o final do ano, elevar a produção para cerca de 150 mil a 200 mil litros de leite/dia.

Com esse objetivo, a prefeitura está implantando o segundo projeto de produção com manejo de pasto em pequenas áreas piqueteadas – o Itaquileite –, que deve ter início no dia 1 de março, beneficiando mais 300 pequenos produtores. Os recursos que vão para o projeto estão garantidos por um convênio assinado esta semana com a Delegação da União Europeia no Brasil, que vai repassar ao município um total de 400 mil euros (o equivalente hoje a R$ 1,284 milhão). “Estamos aguardando a primeira parcela”, diz o prefeito.

O projeto está sendo implantado nos mesmos moldes do Gere Leite, que há seis messes beneficia 300 pequenos produtores locais, com recursos repassados pela Petrobras, num total de R$ 1,65 milhão. O modelo prevê o manejo de pasto em sistema de rotação em áreas piqueteadas de aproximadamente dois hectares. O projeto inclui também investimento em melhoramento genético do gado, plantio de milho para silagem, e capacitação dos produtores.

“Estamos fixando o produtor familiar no campo, dando condição para ele ter uma renda melhor, com um produto de mais qualidade, inclusive com a instalação de resfriadores”, explica o prefeito, detalhando ainda que haverá um resfriador para cada grupo de 20 a 30 produtores. A ideia é também atrair empresas e gerar mais empregos com o processamento do leite.

Ainda de acordo com o prefeito Ricardo Fávaro, o sucesso dos projetos se deve também ao comprometimento dos produtores e ao apoio técnico garantido pelas parcerias com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a Aplini (Associação dos Produtores de Leite de Itaquiraí).




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions