ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Município digitaliza zona rural para facilitar conhecimento de empresários

Mariana Rodrigues | 04/03/2016 15:56
Vista área da cidade de Figueirão, que agora tem 100% de sua área rural digitalizada. (Foto: Divulgação)
Vista área da cidade de Figueirão, que agora tem 100% de sua área rural digitalizada. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de atrair indústrias, trecho de cinco rodovias, além de rios e estradas, que unem a cidade ao campo de Figueirão, a 226 km de Campo Grande, agora estão digitalizadas. O município é o primeiro a registrar por imagens fotográficas e de satélite, 100% de sua zona rural.

O banco de dados criado pelo município será disponibilizado para entidades e setor privado, interessados em investir na região. Com isso, o foco no desenvolvimento da cadeia leiteira deve ampliar a produção e o consumo de hortifrúti e carne bovina na região.

Entre os trechos digitalizados está a MS-436, que liga Camapuã a Figueirão. Com o uso de GPS, técnicos levantaram detalhes das 498 propriedades rurais, com suas deficiências estruturais, ambientais, estradas, rodovias, sinalização e rios.

Após esta etapa, a Secretaria Municipal de Agricultura do município, irá identificar as aptidões de cada fazenda, com o objetivo de ampliar a qualidade da produção agropecuária, atrair indústrias e contribuir com a tomada de decisões pela equipe administrativa.

De acordo com o secretário de agricultura, Fernando Barbosa, a partir deste projeto, será possível ver cada propriedade rural com as respectivas ocupações do solo, fotos das estradas e até das sedes das fazendas. "Com um clique, teremos acesso à produção total de determinada propriedade, seu tamanho e atividades a que se dedica, além das condições das estradas, pontes e mata burros, que serão exibidas em fotos".

Conforme o prefeito Rogério Rosalin (PSDB), entre as principais contribuições do projeto de digitalização dessas áreas, estão as relacionadas à infraestrutura da zona rural e mapeamento ambiental. “Entidades como o sindicato rural do município, federações, órgãos ambientais e outros terão a disponibilidade de dados que complementam as informações já existentes. E os próprios produtores rurais poderão solicitar dados que vão contribuir no preenchimento do CAR (Cadastro Ambiental Rural), por exemplo”, cita Rosalin.

Além do CAR, atualmente o Governo do Estado conta com o Programa Pacto Sinal Verde, que necessita da identificação das propriedades com aptidão à produção de animais precoces, que possam gerar maior nível de qualidade da proteína encaminhada aos frigoríficos, esses projetos devem ser beneficiados com o mapeamento digital.

Nos siga no Google Notícias