ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Murtinho abre hoje o rodeio com ênfase à Rota Bioceânica e Festa do Touro Candil

Silvio Andrade, Especial para o Campo Grande News | 10/06/2022 18:00
Festa vai divulgar a cultura popular do Touro Candil; lenda nasceu no Paraguai e foi adaptada à tradição pantaneira. (Fotos: Divulgação)
Festa vai divulgar a cultura popular do Touro Candil; lenda nasceu no Paraguai e foi adaptada à tradição pantaneira. (Fotos: Divulgação)

O rodeio internacional com tropa de Mato Grosso do Sul que atua em Barretos (SP) e participação de peões acostumados a competir em todo as arenas do país, abre às 21h desta sexta-feira a programação oficial de festejos dos 110 anos de Porto Murtinho. Realizado na entrada da cidade, o evento terá suas peculiaridades: vai promover a Rota Bioceânica, que coloca o município no centro da América do Sul, e a tradicional festa popular do Touro Candil.

A abertura do rodeio, a pedido do prefeito murtinhense, Nelson Cintra, terá uma referência especial a Rota Bioceânica, para que a população local e os visitantes tenham conhecimento e percepção da importância da abertura desse corredor rodoviário, que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico por Porto Murtinho aos portos de Antofagasta, no Chile. “Seremos o novo Canal do Panamá, a rota é a redenção da América do Sul”, afirma o prefeito.

Importância cultural – Também com o objetivo de divulgar a cultura popular do Touro Candil, durante a cerimônia de abertura e os três dias do rodeio, que se encerra na segunda-feira, dia do aniversário da cidade, os animais colocados na arena serão identificados como Encantado e Bandido, os touros que se desafiam durante a manifestação popular pela legítima paternidade do touro candil – lenda que nasceu no Paraguai e foi adaptada no município pantaneiro.

Torcidas se dividem entre os touros Bandido e Encantado, durante a apresentação
Torcidas se dividem entre os touros Bandido e Encantado, durante a apresentação

Para envolver o público, o locutor do rodeio vai incentivar a formação de torcidas pelo Encantado e pelo Bandido. A boiada e os peões que estarão na disputa vão ser identificados pelas cores (verde e amarelo) que simbolizam os dois touros e a cada noite a organização do evento divulgará os vencedores da disputa, como forma de motivação da plateia. Além de divulgar o retorno da festa, este ano, a iniciativa fortalece a importância para a cultura.

Rodeio e Copa Assomasul – O rodeio internacional terá a participação de 20 peões profissionais e boiada de Cláudio Stralioto e Bendeílson, com megaestrutura da Marca Cabeça e organizado por Valdir de Brito. Após a disputa, haverá show ao vivo com a dupla Carreiro e Capataz e pratas da casa, com entrada gratuita. A programação dos 110 anos de Porto Murtinho segue no sábado, com disputa da regional da Copa Assomasul, a partir das 8h, no Estádio Walfrido Concha.

Ainda no sábado, será inaugurado o posto da Polícia Rodoviária Federal, às 9h, e às 17h, haverá sessão solene da Câmara de Vereadores, no Vicari Caminho dos Andes. O rodeio segue, às 20h, e na sequência, show da dupla Breno Reis e Marcos Viola. No aniversário da cidade, dia 13 (segunda-feira), a celebração contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja, com entrega de obras e assinatura de ordem de serviços de novos investimentos.

Nos siga no Google Notícias