ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Na fronteira do Brasil com Paraguai, Coronel Sapucaia completa 36 anos

Com nome de herói militar, o município fronteiriço comemora hoje sua emancipação política

Mariely Barros | 24/05/2022 06:52
Vista aérea do município de Coronel Sapucaia. (Foto: Segov)
Vista aérea do município de Coronel Sapucaia. (Foto: Segov)

Coronel Sapucaia, distante 396 km de Campo Grande, completa 36 anos de emancipação política nesta terça-feira (24). Localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, a cidade tem uma população estimada de 15.499 habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística).

Elevada a município pela Lei nº 623, de 30 de dezembro de 1985, pelo então governador de Mato Grosso do Sul, Wilson Barbosa Martins, o nome atual da cidade é uma homenagem ao coronel Orlando Olsen Sapucaia, que promoveu ações de pacificação em toda região fronteiriça da qual o município faz parte.

Coronel Sapucaia foi um dos distritos do ″Patrimônio da União″ do município de Ponta Porã, sendo que seu primeiro nome era Nhu-Verá. Por ali, entravam a maioria dos paraguaios concentrados pela Cia. Mate Laranjeira, que estrategicamente montou um posto de abastecimento para a exploração de erva-mate.

Os paraguaios vinham a pé e chegando a esse local, de longe, avistaram os extensos campos que brilhavam ao reflexo do sol, batizando o lugar de Nhu-Verá (nome descritivo em língua guarani, que significa ″Campo que Brilha″).

No dia 2 de dezembro de 1938, foi expedida certidão para criação do Patrimônio da Povoação de Nhu-Verá, denominada agora como distrito de Paz de Antônio João, com área territorial de 1.415 hec., situada no município de Ponta Porã e depois, consequentemente, no município de Amambai.

Nos siga no Google Notícias