ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Na rota de Bolsonaro, Itamarati já foi do Rei da Soja e deseja ser 80º município

Presidente e ministra Teresa Cristina vão entregar títulos de propriedade rural

Aline dos Santos | 29/03/2022 10:02
Área do distrito de Nova Itamarati, criado no ano de 2015. (Foto: PMPP/Divulgação)
Área do distrito de Nova Itamarati, criado no ano de 2015. (Foto: PMPP/Divulgação)

Local da visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta terça-feira (dia 29), o Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, é uma terra cheia de histórias para relembrar. Quando fazenda Itamaraty, a área integrou o patrimônio de Olacyr de Moraes, o Rei da Soja.

Depois, passou a ser o maior assentamento de trabalhadores sem-terra do Brasil. Mais recentemente, desde 2019, tenta ser alçado ao posto de 80º município de Mato Grosso do Sul.

Olacyr de Moraes apostou no potencial agrícola da região Centro-Oeste, investindo na produção de grãos e algodão. Em Mato Grosso do Sul, no ano de 1973, criou a Itamarati Agropecuária S.A., em Ponta Porã.

A fazenda tornou-se um símbolo de produtividade, sendo considerada a maior área particular no cultivo de soja no Brasil. Contudo, com o fracasso da iniciativa de construir a Ferronorte, o patrimônio de Olacyr de Moraes decaiu, agravado com o Plano Real.

Olacyr, que começou vendendo máquinas de costura e formou um império de 40 empresas, morreu em 2015, aos 84 anos.

Dono de fazenda em Ponta Porã, Olacyr de Moraes ficou conhecido como Rei da Soja. (Foto: Divulgação)
Dono de fazenda em Ponta Porã, Olacyr de Moraes ficou conhecido como Rei da Soja. (Foto: Divulgação)

Há 22 anos, o imóvel rural foi adquirido para reforma agrária em duas etapas, num total de R$ 200 milhões. A área foi transformada no distrito de Nova Itamarati em 2015, com aprovação da Câmara Municipal de Ponta Porã.   A população é de 15.867 habitantes.

Visita presidencial – Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) entregam nesta terça-feira, a partir das 11h, títulos de propriedade rural a famílias do Assentamento Itamarati.


Nos siga no Google Notícias