ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Naviraí registra mais uma morte por H1N1, o 4º caso em onze dias

Nyelder Rodrigues | 17/05/2016 20:31

Mais uma morte causada pelo vírus Influenza A H1N1 foi confirmada em Naviraí - cidade localizada a 366 km de Campo Grande - no fim da tarde desta terça-feira (17). Esse é o quarto caso com óbito do paciente que o município, o principal da região do Conesul, registrou em um prazo onze dias.

Segundo o prefeito da cidade, Léo Matos (PSD), a vítima é um idoso de 89 anos. Com mais esse caso, Naviraí, que tem população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 51.535, empata em números de casos de morte por H1N1 com Campo Grande, que tem 853.622 habitantes.

No Estado, esse é o 16º caso. Um outro, que pode ser o 17º, ocorreu em Campo Grande e está sob investigação da Santa Casa, onde a vítima, Edevaldo Souza Prado, 57 anos, foi internado na manhã do último domingo (15) com os sintomas da doença, não resistiu e morreu por volta das 12h.

Para prevenir o aumento dos números em Naviraí, o prefeito Léo Matos decidiu suspender as aulas no fim da tarde de ontem (16), mesmo após reunião durante a manhã ter ficado decidido em reunião com diretores e coordenadores de escolas municipais a manutenção do calendário letivo.

Segundo a assessoria de imprensa, a decisão foi tomada para preservar a saúde dos estudantes, já que a prevenção é a única forma de evitar o contágio. Além disso, foram suspensas as atividades no Fórum da cidade por uma semana pelo juiz titular da comarca, Paulo Roberto Cavassa de Almeida. Porém, o ato foi revogado pelo Tribunal de Justiça.

A reportagem tentou contato com a gerente de saúde de Naviraí, Anelize Coelho, para obter mais detalhes sobre o período de internação e outras informações sobre a morte do idoso, porém, não conseguiu êxito no contato até o fechamento da matéria.

Outros casos - Três moradoras da cidade, de 56, 59 e 66 anos, morreram na semana passada em decorrência de complicações causadas pela doença. O primeiro caso foi confirmado na segunda-feira (9).

Desde então, a situação em Naviraí é de alerta, assim como em todo o Mato Grosso do Sul. Com os 15 casos confirmados que o Estado chegou hoje, o total de mortes por H1N1 em 2016 já passa do dobro registrado no ano passado, quando ocorreram sete óbitos pela doença, chamada também de gripe suína.

Nos siga no Google Notícias