ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Notificada, construtora assume reparos em ponte que desabou em abril

Estrutura ruiu no mês de abril e agora a empresa responsável foi chamada

José da Cruz | 22/08/2018 09:09
Empreiteira é obrigada a reconstruir ponte, no Rio dos Velhos, em Jardim, que desabou em abril deste ano.
Empreiteira é obrigada a reconstruir ponte, no Rio dos Velhos, em Jardim, que desabou em abril deste ano.

Após intervenção do Governo do Estado no sentido de garantir a qualidade e segurança das obras públicas, a empreiteira que construiu a ponte de concreto sobre o Rio dos Velhos, em Jardim, assumiu integralmente o serviço de recuperação da sua estrutura. A ponte construída em 2014 desabou parcialmente após forte temporal, em abril desse ano, e perícia técnica constatou que o projeto foi mal dimensionado.

O secretário estadual de Infraestrutura, Helianey Paulo da Silva, informou que a empresa responsável pela obra, a Sipav Engenharia, se manifestou prontamente para recuperar a ponte após ser notificada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). O projeto foi refeito, redimensionando a estrutura condenada pela perícia, e o serviço foi iniciado esta semana com prazo de conclusão em 90 dias.

Sustentada no barranco

A queda da estrutura isolou importante região de produção de grãos e de agricultura familiar de Jardim, causando prejuízos no escoamento da safra de soja e transporte de estudantes da área rurais. Na época, a Agesul implantou um desvio alternativo, próximo à ponte interditada, na localidade conhecida como Água Amarela. O cascalhamento do trecho (alagado) garantiu o tráfego de caminhões, sendo a única alternativa de acesso até o momento.

Edificada em 2014 a ponte não suportou temporal e ficou retorcida, causando prejuízo para a região.
Edificada em 2014 a ponte não suportou temporal e ficou retorcida, causando prejuízo para a região.

Conforme o laudo do sinistro, elaborado pela Etelo Engenharia de Estruturas, a queda da ponte é consequência de uma série de erros primários. A base de sustentação do lado direito, por exemplo, com uma viga de concreto apoiada em blocos com estacas, foi construída sobre o barranco, distante da margem do rio. Foi constatado também que os pilares da mesma linha foram construídos sobre um maciço de terra arenosa que adentrava o rio.

“Houve um acentuado recalque nas fundações da terceira linha de pilares, ocasionando um afundamento da estrutura”, aponta o laudo assinado pelo engenheiro Carlos Liberato Portugal. “Face às características da vegetação nas margens, a proximidade dos pilares na calha do rio aumenta significativamente a possibilidade de obstrução do canal pelo acúmulo de vegetação que roda durante as enchentes”, concluiu o parecer.

Ponte terá 60 metros

A reconstrução da estrutura sobre o Rio dos Velhos implica na implantação de uma abertura de 24 metros entre dois pilares, por onde, conforme estudo, ocorre a maior vazão do canal, evitando também concentração da vegetação. A extensão da ponte, que era de 48 metros, passará a ter 60 metros, com a instalação de mais um vão de 12 metros no barranco onde ocorreu afundamento de um dos pilares, construído sobre um maciço de terra arenosa.

A mesma empreiteira está readequando a estrutura da ponte de concreto que construiu sobre o Córrego do Touro, em Naviraí, há cinco anos, por recomendação da Agesul. A ponte, que liga o município a Itaquirai e Iguatemi pela MS-290, foi interditada em maio desse ano devido a obstrução no bloco de sustentação após serviços de manutenção. Como solução corretiva, a Sipav implantará um bloco de concreto para reforçar a estrutura danificada.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias