ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, DOMINGO  15    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Nova Andradina registra segunda morte do ano por dengue em MS

Vítima é uma idosa de 88 anos e tinha comorbidades

Por Cassia Modena | 27/02/2025 07:25
Nova Andradina registra segunda morte do ano por dengue em MS
Município de Nova Andradina visto do alto (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A segunda morte no ano por dengue, em Mato Grosso do Sul, foi confirmada ontem (26), no painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde. A vítima morava em Nova Andradina.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Nova Andradina, em Mato Grosso do Sul, registra a segunda morte por dengue no ano, conforme painel do Ministério da Saúde. A vítima, uma idosa de 88 anos com comorbidades, faleceu em fevereiro. A primeira morte ocorreu em janeiro, em Inocência, envolvendo outra idosa. Até 15 de fevereiro, o estado contabilizou 804 casos positivos de dengue, com maior incidência em Ponta Porã, Chapadão do Sul e Costa Rica. Um caso suspeito de dengue sorotipo 4 está sob investigação. A vacina Qdenga, disponível no SUS, protege contra todos os sorotipos e é recomendada para jovens de 10 a 14 anos.

Segundo o Jornal da Nova, é uma idosa de 88 anos. Ela tinha diabetes, problema renal e cardíaco.

A primeira morte ocorreu em Inocência, em 16 de janeiro. A vítima também foi uma idosa, de 76 anos. É a mãe do secretário de Saúde do município.

Quantidade - Os casos de dengue positivos registrados até 15 de fevereiro em Mato Grosso do Sul somam 804, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Ponta Porã, Chapadão do Sul e Costa Rica concentram a maioria.

Na última atualização do cenário no Estado, a secretaria também informou estar investigando o primeiro caso suspeito de dengue sorotipo 4. Ele preocupa, pois é o que menos circula entre a população. No ano passado, apenas cinco foram registrados.

Sintomas e vacina - Todos os sorotipos de dengue apresentam os mesmos sintomas (dores de cabeça, no corpo e articulações, febre alta, diarreia e vômito).

A vacina disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) é a Qdenga. Ela protege contra todos os sorotipos da dengue e pode ser procurada em postos de saúde por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias