ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Novembro Azul conclama homens da 2ª maior cidade de MS a cuidar da saúde

Helio de Freitas, de Dourados | 13/11/2014 14:19
Ações de saúde e de orientação estão sendo feitas durante Novembro Azul em Dourados (Foto: Divulgação/A. Frota)
Ações de saúde e de orientação estão sendo feitas durante Novembro Azul em Dourados (Foto: Divulgação/A. Frota)

Para convencer os homens a cuidarem mais da saúde, principalmente fazer os exames de prevenção ao câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de Dourados, a 233 km de Campo Grande, aderiu à campanha Novembro Azul. Ações serão feitas durante o mês nas unidades de saúde e o município vai ampliar a oferta de consultas com urologistas e exames para detectar a doença.

De acordo com a assessoria da prefeitura, a Secretaria de Saúde iniciou um reforço pra agendamento de exames de rastreamento do câncer e de consultas médicas e vai fazer a busca ativa, através de agentes comunitários de saúde, daqueles homens que precisam iniciar os métodos preventivos.

A Secretaria de Saúde aproveita as ações contra o câncer de próstata pra alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde também em outros aspectos, já que eles costumam procurar menos os serviços de saúde e manter uma vida menos saudável se comparados às mulheres.

As unidades dos bairros estão incentivando os homens sobre os cuidados com a saúde bucal através de consulta odontológica e estimulando os moradores a manterem o calendário vacinal em dia. Adultos também precisam reforçar algumas doses de vacinas, que ficam disponíveis nos postos.

Como parte da campanha haverá atendimento noturno nas unidades de saúde do Izidro Pedroso (dia 13), Jardim Flórida I (dia 18), Vila Rosa (dia 20), BNH 4º Plano (dia 25) e Vila Cachoeirinha (dia 27). As demais unidades atenderão normalmente durante o dia.

Neste sábado, dia 15, tem mutirão de consultas com urologista no PAM (Pronto Atendimento Médico), quando 50 atendimentos já agendados serão feitos. As unidades de saúde vão entrar em contato com os pacientes que aguardam a consulta com urologista informando-os sobre o atendimento no sábado. A oferta de exames de ultrassom de próstata também foi ampliada neste mês no PAM para atender os homens que estão na fila de espera.

Conforme a Secretaria de Saúde, quem desejar aproveitar a campanha para fazer a prevenção deve procurar as unidades de saúde para iniciar os procedimentos.

Todo homem a partir dos 40 anos de idade deve começar a cuidar da próstata. Na rede pública de saúde a primeira consulta é feita nos postos. Primeiro ele faz o exame de sangue, chamado PSA. Em caso de alteração, o médico avalia a necessidade do toque retal. Se necessário é feito o ultrassom de próstata. Se a doença é confirmada, o tratamento com oncologista também ocorre na rede pública de saúde.

Nos siga no Google Notícias