ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

'Ônibus da Saúde' fará neste sábado atendimentos em Fátima do Sul

Nyelder Rodrigues | 24/11/2017 21:59

O programa de prevenção "Ônibus da Saúde", realizado pela Cassems, levará atendimento especializado em oncologia até Fátima do Sul - cidade localizada a 246 km de Campo Grande - neste sábado (25), oferecendo tal serviço para a população que não tem acesso a ele no interior do Estado.

O ônibus, equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos, ficará estacionado na rua Helena Alves Sobrinho, 2157.

A prevenção e combate aos dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres, o de colo de útero e o de mama que, quando diagnosticados no início, têm maiores chances de cura, são os principais focos da ação.

A diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, explica que os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames.

"Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos", explica Budib.

Viabilizador do programa, o presidente da Cassems, o cardiologista Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. "A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças silenciosas, sem sintomas nas fases iniciais", disse Ayache.

Nos siga no Google Notícias