ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Operação binacional já destruiu 511 toneladas de maconha na fronteira

A 34ª edição da Nova Aliança começou há uma semana e envolve agentes paraguaios e brasileiros

Helio de Freitas, de Dourados | 05/09/2022 10:38
Pé de maconha em estágio de floração e ao fundo agentes fazendo corte da erva (Foto: Divulgação)
Pé de maconha em estágio de floração e ao fundo agentes fazendo corte da erva (Foto: Divulgação)

Iniciada há uma semana, a 34ª edição da Operação Nova Aliança já destruiu o equivalente a 511 toneladas de maconha na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. Concentrado em áreas de mata do departamento (equivalente a Estado) de Amambay, o trabalho é coordenado pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e tem apoio de policiais federais brasileiros.

Segundo a agência paraguaia, até agora foram eliminados 162 hectares de roças de maconha e desmontados 74 acampamentos usados pelos traficantes para processar a droga. Cada hectare rende em média três toneladas da erva pronta para o consumo. A Senad estimou em 15 milhões de dólares o prejuízo causado até agora às facções que agem na linha internacional.

As ações mais recentes ocorreram em centros de produção nas colônias Cerro 21, Rosalina, Piray e Cadete Boquerón nos arredores de Capitán Bado – cidade paraguaia vizinha de Coronel Sapucaia (MS). As roças são localizadas no meio da mata em sobrevoos de helicópteros da PF e da Força Aérea do Paraguai.

Além das lavouras em fase de desenvolvimento, que produziriam 486 mil quilos da erva pronta para o consumo, a operação encontrou e incinerou 23,3 toneladas da droga picada e duas toneladas já dividida em tabletes. A Senad informou que a operação vai continuar pelos próximos dias.

Nos siga no Google Notícias