ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Operação na fronteira tira das ruas 4,6 toneladas de drogas e prende 28 pessoas

Liana Feitosa | 06/11/2014 15:56
Para secretário, Governo Federal precisa ampliar investimentos em segurança. (Foto: Marcos Ermínio)
Para secretário, Governo Federal precisa ampliar investimentos em segurança. (Foto: Marcos Ermínio)

A Operação Brasil Integrado, que mobilizou um efetivo de 1.550 homens das forças de segurança do Estado, prendeu 28 pessoas, recuperou dois veículos roubados e apreendeu quatro armas, além de 4,6 toneladas de drogas. Também foram apreendidos 350 pacotes de cigarros e 141 munições.

O nome da operação se deve ao fato de que a ação ocorreu, ao mesmo tempo, em 20 estados brasileiros durante terça e quarta-feira, dias 4 e 5. Foram 11 estados com fronteiras e nove do Norte do Brasil. Só em Mato Grosso do Sul são 44 cidades cujo território vizinho é outro país.

Fronteira - Foram abordados, com o auxílio de 22 equipes, 3.410 carros nas barreiras fixas e móveis montadas durante a operação, além de 532 motos.

Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a decisão de que a ação tivesse abrangência nacional foi do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. No início da tarde, o secretário participou de uma videoconferência com o ministro e as lideranças de segurança dos demais estados participantes.

Balanço - "Os resultados foram excelentes. Não só os resultados, mas também a execução foi excelente em nosso território", conta Jacini. A operação também contou com a colaboração do Paraguai, que também realizou operação em 19 cidades da fronteira com Mato Grosso do Sul. O foco foi o mesmo do lado brasileiro: combater tráfico de drogas e armas, assim como crimes como homicídios, roubos, latrocínio e furtos.

No entanto, para Jacini, é preciso mais que mais esforços sejam feitos para melhorar a segurança. "São necessários mais investimentos do Governo Federal, assim como mais investimentos dos países irmãos. O crime não tem país, ele não respeita a fronteira", completa.

De acordo com o secretário, 83 operações do tipo ocorreram no Estado este ano e, segundo Cardozo, outras serão realizadas, unindo vários estados, no próximo ano.

Antes de coletiva à imprensa, secretário participou de videoconferência com Ministro da Justiça. (Foto: Marcos Ermínio)
Antes de coletiva à imprensa, secretário participou de videoconferência com Ministro da Justiça. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias