ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Paciente com covid que aguardava vaga em hospital morre em UPA

Lotação em UPA já havia sido alertada pela Fundação de Saúde e homem estaria na lista de 5 à espera de vaga

Silvia Frias | 06/06/2021 16:11
Posto foi fechado após morte de paciente que aguardava vaga em hospital (Foto: Dourados News)
Posto foi fechado após morte de paciente que aguardava vaga em hospital (Foto: Dourados News)

Homem de 50 anos, internado com covid na UPA Afrânio Martins, em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, morreu na tarde deste domingo. Segundo site Dourados News, ele era um dos 5 pacientes na unidade que aguardavam vaga para hospital de referência.

De acordo com divulgado pelo site, o homem foi identificado como Wanilton Alves Pereira e estaria na fila de espera por vaga hospitalar.

A situação da unidade foi divulgada em ofício da diretora técnica da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), Angela Marin, encaminhado ao prefeito de Dourados, Alan Guedes e secretário de Saúde, Edvan Marcelo Marques.

No documento com data de 5 de junho, consta que a “UPA está sem conseguir dar vazão para os pacientes com coronavírus atendidos nesta unidade hospitalar”. A diretora discorre sobre o número de atendimento de pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com indicação de leito de UTI, com necessidade de manejo específico.

“Assim, na data de hoje (5, quarta-feira) a unidade encontra-se com 25 pacientes, sendo que 22 pacientes são com inseridos no sistema de regulação com 5 pedidos para UTI e 17 para enfermeira. Deste total, um paciente está entubado além de vários em máscara de oxigênio, sem perspectiva de regulação para leitos hospitalares”.

Depois da morte do paciente, a UPA foi fechada para novos atendimentos. A reportagem entrou em contato com assessoria da prefeitura e aguarda retorno para atualização do caso.

Nos siga no Google Notícias