Pais relatam presença de onça próximo à escola rural de Corumbá
Com o felino na região, os responsáveis pedem a instalação de cercas em volta da instituição de ensino

Em vídeo divulgado nas redes sociais e compartilhado pelo Ecoa (Ecologia e Ação), mães e pais de alunos de escola rural em Corumbá relatam preocupação com a presença de onças no entorno da instituição de ensino.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com os relatos dos responsáveis pelos alunos da Escola Municipal Rural Polo São Lourenço, localizada na comunidade Barra do São Lourenço, no Pantanal corumbaense, os pedidos para garantir maior segurança a seus filhos visam evitar a aproximação de onças.
- Leia Também
- Onça que matou Jorginho teve de ser retirada do Estado por receio de vingança
- Onça filhote não se intimida e abate anta gigante no Pantanal
A principal reivindicação para evitar tragédias com os estudantes é a instalação de cercas no entorno da escola, medida que pode impedir a aproximação de onças.
Nos últimos meses, moradores da região relataram ataques de onças a cachorros e outros animais domésticos, tanto na comunidade quanto em áreas próximas do Pantanal. O receio é que as crianças possam estar em risco nos intervalos e no trajeto até a escola.
Pais dos alunos da escola se reuniram e divulgaram um vídeo relatando a preocupação com a aproximação de onças.
"Nos reunimos para falar sobre a cerca, que foi prometida há muito tempo para cercar a escola, e estamos em um momento em que a onça está atacando. Queremos a segurança dos nossos filhos e professores; o problema ainda não foi resolvido e queremos a solução", disse Irani, uma das mães dos alunos.
"A escola foi inaugurada há um ano, e o projeto do telado que deveria ser feito junto à escola infelizmente não saiu. Nós queremos o telado porque nossos filhos estão em risco. A onça está atacando cachorros da comunidade e pode estar prestes a atacar uma criança", relatou outra responsável por estudante da escola.
No mês de outubro do ano passado, a Prefeitura de Corumbá entregou a sede da Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço e Extensões.
A escola foi construída na tradicional comunidade Barra do São Lourenço, que fica a cerca de 220 quilômetros da área urbana de Corumbá. A obra recebeu investimentos e recursos da Prefeitura de Corumbá e do Governo do Estado.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Corumbá, solicitando um pronunciamento sobre quais medidas devem ser tomadas para garantir a segurança de estudantes, professores e funcionários da escola. Até o momento, a Prefeitura não respondeu aos nossos questionamentos. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Ecoa - Conforme informações do Ecoa, com base em dados da Polícia Militar Ambiental, neste ano já foram feitos dois registros de onças na área urbana de Corumbá e Ladário (MS).
No ano passado, no mesmo período, nenhum registro havia sido feito. Moradores mudaram a rotina e adotaram medidas como reforçar as grades e a proteção e controlar o horário dos animais nos quintais.
"A hipótese considerada pela Ecoa nesse momento é de que o comportamento dos animais, aproximando-se das casas e devorando cães e outras criações das famílias, pode estar relacionado aos eventos climático hidrológicos extremos", informou o Ecoa.
Recentemente, André Siqueira, biólogo e diretor da Ecoa, visitou a comunidade tradicional da Barra do rio São Lourenço e conversou separadamente com várias famílias sobre a presença das onças, e todas foram unânimes em afirmar que a presença desses animais nas proximidades das casas teve início em 2021, após os incêndios de 2020.