ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Para homenagear Dia do Índio, editora da UEMS lança livro em guarani

Mariana Castelar | 19/04/2016 14:17
Tonico  Benites, um dos autores, explica que Avañe’e é como os indígenas referem-se à língua que falam  (Foto: Site UEMS)
Tonico Benites, um dos autores, explica que Avañe’e é como os indígenas referem-se à língua que falam (Foto: Site UEMS)

Para homenagear o Dia do índio, comemorado nesta terça-feira (19), foi lançado o e-book Avañe’e, de língua guarani. A edição foi lançada pela editora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A elaboração do livro teve a participação de três indígenas.

Para Tonico Benites, um dos autores do e-book, explica que Avañe’e é como os indígenas referem-se à língua que falam. Além disso, fala da importância de uma obra como essa. “A língua valoriza e fortalece a identidade étnica de um povo”.

Da etnia guarani-kaiowá, o indígena nasceu em uma aldeia no município de Tacuru (distante 427 km de Campo Grande) . “Sou filho de mãe da etnia guarani e pai da etnia kaiowá”, explica.

O professor Dr. Adilson Crepalde, do curso de Letras da unidade de Dourados da UEMS, também está entre os autores do e-book, conta que o conteúdo é voltado para o aprendizado da língua guarani por não-índios.

Segundo Crepalde, o trabalho é dividido por lições que abordam situações de comunicação cotidianas, como apresentar-se para alguém, além de informações sobre a gramática, as variações de escrita, de fala e de significados da língua guarani.

“Trabalhamos na elaboração de um livro voltado para o leitor autodidata, para o leitor que quer autonomia no processo de aprendizagem”,explica o professor.

A edição também contém informações sobre a cultura, a vivência e os costumes das comunidades indígenas que falam guarani. Tonico acredita que a língua ajuda a compreender um modo de pensar e de viver de um povo. “Por meio do guarani é possível compreender os costumes, os sentimentos, enfim, o mundo dessas comunidades indígenas”.

Segundo os autores do livro, existem cerca de 7 milhões de falantes da língua guarani na América do Sul. No Brasil, o guarani é mais comum na região de fronteira com o Paraguai.

Nos siga no Google Notícias