ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Para salvar acordo, Índios desocupam fazenda depois de pedido de caciques

Aliny Mary Dias | 23/06/2013 11:29

Após conversa com caciques e lideranças indígenas, o grupo que ocupou a Fazenda Água Clara em Sidrolândia na tarde de ontem (22) saiu das terras no fim da noite. De acordo com o líder Alberto Terena, de 43 anos, o grupo não sabia do acordo firmado entre autoridades, ruralistas e lideranças indígenas.

A área pertence ao produtor rural Afrânio Pereira e não há informações se o fazendeiro saiu da propriedade após a ocupação.

Alberto afirma que o grupo não chegava a 100 índios e entrou na propriedade sem comunicar os caciques. Os indígenas pertencem às aldeias Olho d’água e Água Azul.

O líder conta que quando os caciques souberam da ocupação, foram até a fazenda e conversaram com o grupo. Os índios seguiram as orientações e deixaram a Fazenda Água Clara por volta da meia noite.

Acordo – Segundo a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), o acordo e entidades ruralistas, governo do Estado, lideranças indígenas, entidades ligadas à Igreja Católica, o ministro Chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho, Funai e outras autoridades firmaram o acordo na última quinta-feira (20).

Na região de Sidrolândia, principalmente na região da Aldeia Buriti, já são mais de 20 invasões registradas, sendo que a fazenda Buriti, do ex-deputado Ricardo Bacha, teve sua sede incendiada e completamente destruída pelos indígenas da etnia terena, que mantém ações de invasões em diversos municípios de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias