ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Paraguai decreta fechamento total de suas fronteiras até domingo

Medida atinge os 500 quilômetros de fronteira com Mato Grosso do Sul; paraguaios só poderão regressar ao país a partir do dia 29

Helio de Freitas, de Dourados | 24/03/2020 14:58
Bloqueio feito com pneus e terra entre Capitán Bado e Coronel Sapucaia (Foto: Capitán Bado.com)
Bloqueio feito com pneus e terra entre Capitán Bado e Coronel Sapucaia (Foto: Capitán Bado.com)

O Paraguai vai fechar totalmente suas fronteiras, portos e aeroportos de 0h desta quarta-feira até domingo (29) por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida, anunciada pelo ministro do Interior Euclides Acevedo e pela chefe da Direção de Migrações María de los Ángeles Arriola, vale também para os 500 quilômetros da Linha Internacional com Mato Grosso do Sul e afeta diretamente cidades como Bela Vista, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas.

De acordo com Arriola, a ordem do presidente Mario Abdo Benítez é para bloqueio total. Paraguaios regressando ao país poderão entrar a partir de domingo, mesmo assim ficarão de quarentena e serão submetidos a exames para detectar a Covid-19.

María Arriola disse que os 13 postos fronteiriços habilitados para a entrada de pessoas e mercadorias permanecerão fechados e protocolos de prevenção serão aplicados aos paraguaios que retornam ao país. Mercadorias de primeira necessidade poderão entrar, mas serão transportadas por pessoal autorizado.

"O fechamento total das fronteiras e dos aeroportos foi determinado para impedir temporariamente, mas estritamente, a entrada de pessoas que vêm do exterior, exceto as mercadorias e produtos necessários para a subsistência e o comércio", informou Euclides Acevedo em coletiva de imprensa. “O bicho não vem só pelo ar, vem também por água e por terra”, disse ele sobre o vírus.

Sobre o departamento de Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero, Arriola disse que os acessos estão vigiados por 40 bloqueios do Exército e da FTC (Força-Tarefa Conjunta).

Acevedo e Arriola informaram que após o bloqueio total, o governo vai abrigar os cidadãos paraguaios que desejarem regressar. Eles serão colocados em acomodações nas áreas de fronteira com despesas pagas pelo Estado e vão ficar nesses locais durante a quarentena. “As forças de segurança farão fileiras para aplicar drasticamente o protocolo de saúde. É uma questão de vida, uma semana de sacrifício”, afirmou o ministro.

Arriola informou que de 16 a 22 de março, 8.251 pessoas entraram no Paraguai, através dos diferentes postos fronteiriços. Esse grande número provocou temor entre os demais cidadãos do país. As medidas anunciadas hoje aumentam a série de restrições adotadas pelo Paraguai para conter a pandemia. Até hoje de manhã, o país vizinho tinha 27 casos confirmados e duas mortes por Covid-19.

Nos siga no Google Notícias