ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Paraguai fecha estradas para evitar disseminação do coronavírus

Forças armadas paraguaias e equipes de saúde montam barreiras em todos os departamentos para conter circulação de pessoas

Helio de Freitas, de Dourados | 01/04/2020 11:44
Militares paraguaios param carro em estrada no departamento de Concepción (Foto: ABC Color)
Militares paraguaios param carro em estrada no departamento de Concepción (Foto: ABC Color)

Mesmo com número baixo de casos confirmados – 69 até ontem – e três mortes pelo novo coronavírus, o Paraguai colocou em prática nesta quarta-feira (1º) as medidas que ampliam a quarentena para conter a pandemia de Covid-19. Militares das forças armadas já ocupam boa parte das estradas que ligam a capital Asunción aos demais departamentos (equivalentes a estados) do país, que tem quase 500 quilômetros de fronteira com Mato Grosso do Sul.

De acordo com o governo, o objetivo é evitar ao máximo a circulação dos paraguaios entre as cidades, principalmente saída e chegada de cidadãos à região metropolitana da capital, onde se concentra a maioria dos casos.

Na Linha Internacional com Mato Grosso do Sul, desde a semana passada o Exército paraguaio mantém barreiras para evitar a circulação de pessoas. Valetas foram abertas em alguns trechos da fronteira e uma cerca de arame farpado foi instalada entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, mas na segunda-feira (30) o Campo Grande News mostrou que paraguaios continuam passando livremente para fazer compras em cidades sul-mato-grossenses.

Na manhã de hoje, o ministro do Interior do Paraguai Euclides Acevedo disse que o objetivo das medidas de restrição ampliadas de hoje até o dia 12 deste mês é evitar que as pessoas saem de casa para mero passeio.

Ele reforçou o pedido para que as pessoas fiquem em casa, principalmente na Semana Santa. No Paraguai, a maioria da população de sete milhões de habitantes segue a religião católica.

"Temos sinais de esperança, mas não devemos baixar a guarda e ser ainda mais rigorosos. Queremos impedir que esses dias se transformem em meros dias de passeio, portanto, nesta Páscoa, devemos ficar em casa ”, afirmou o ministro à Rádio Monumental 1080 AM.

Nos siga no Google Notícias