ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Arame barra brasileiros na fronteira, mas paraguaios têm passagem livre

Em Pedro Juan Caballero e Capitán Bado, cidadãos paraguaios cruzam Linha Internacional na frente de soldados

Helio de Freitas, de Dourados | 30/03/2020 15:38
Soldado paraguaio observa compatriotas comprando alimentos de caminhão parado no lado brasileiro da fronteira (Foto: Direto das Ruas)
Soldado paraguaio observa compatriotas comprando alimentos de caminhão parado no lado brasileiro da fronteira (Foto: Direto das Ruas)

Cerca de arame farpado, valetas abertas com retroescavadeira e barreiras de soldados armados estão entre as artimanhas adotadas pelo Paraguai para fechar sua fronteira com Mato Grosso do Sul e impedir a entrada de brasileiros durante a quarentena decretada por causa da pandemia do novo coronavírus.

Só que na maioria das vezes a regra só é cumprida em relação aos sul-mato-grossenses, impedidos de entrar no território paraguaio. Já os cidadãos do país vizinho estão passando livremente pelos postos de controle e circulando pelas ruas de Ponta Porã, vizinha de Pedro Juan Caballero, e Coronel Sapucaia, cidade-gêmea de Capitán Bado.

As denúncias foram feitas por moradores das duas cidades sul-mato-grossenses, revoltados com o descaso dos militares paraguaios e com a ausência de fiscalização por parte do Brasil. Na semana passada o presidente Jair Bolsonaro determinou fechamento das fronteiras brasileiras com os vizinhos sul-americanos, mas deixou fora as cidades-gêmeas, como é o caso de Ponta Porã e Coronel Sapucaia.

Vídeo gravado por morador da fronteira no fim de semana mostra cidadãos de Pedro Juan Caballero passando na frente de militares paraguaios e retornando com compras feitas em Ponta Porã. “A gente não pode entrar no Paraguai, mas eles estão circulando livremente aqui”, protestou outro morador.

Veja o vídeo:

O secretário municipal de Segurança Pública de Ponta Porã Marcelino Nunes de Oliveira disse ter sido informado por jornalistas paraguaios que o vídeo já teria chegado ao conhecimento de membros do governo do Paraguai.

Coronel Sapucaia – O Campo Grande News apurou que situação semelhante ocorre em Coronel Sapucaia, cidade a 400 km de Campo Grande. Naquela parte da fronteira, o Exército paraguaio abriu uma valeta para impedir a circulação de carros e motos e montou barreiras com militares armados nos acessos entre as duas cidades.

Entretanto, moradores de Capitán Bado passam pelos bloqueios para fazer compras e passear do lado brasileiro. Nesta segunda-feira (30), paraguaios em uma caminhonete cruzaram a Linha Internacional para comprar frutas e verduras de uma carreta estacionada na Praça da Bandeira, do lado brasileiro. A negociação foi feita na frente dos militares paraguaios, que nada fizeram.

“Os brasileiros não podem entrar no Paraguai, mas os paraguaios podem entrar no Brasil e ainda fazem contrabando a céu aberto, na frente dos militares”, afirmou morador de Coronel Sapucaia.

“O caminhão de frutas e verduras vem de fora, para na fronteira e o pessoal vem do outro lado para comprar e levar para o Paraguai. O Paraguai fechou, mas só para os brasileiros”, reclamou o cidadão sul-mato-grossense. Segundo ele, a situação ocorre quase todos os dias.

Nos siga no Google Notícias