ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Paulistas marcam presença no 1º dia de reabertura do turismo em Bonito

Atrativos turísticos de Bonito foram fechados ao público no dia 21 de março para evitar a contaminação pelo novo coronavírus

Maressa Mendonça | 01/07/2020 19:18
Trabalhadores ficaram próximos só para fazer a foto e depois mantiveram distanciamento (Foto: Divulgação)
Trabalhadores ficaram próximos só para fazer a foto e depois mantiveram distanciamento (Foto: Divulgação)


Os paulistas marcaram presença no primeiro dia da reabertura do turismo em Bonito, município distante a 265 quilômetros de Campo Grande. Os atrativos da região foram suspensos em março deste ano, como medida de prevenção ao coronavírus, e retornaram nesta quarta-feira (1º) em uma movimentação considerada “surpreendente” pelo setor.

A gerente de vendas Izabel Marques, da agência H20 ecoturismo, comenta ter recebido dois casais que estavam com viagens marcadas para outros lugares antes da pandemia. O destino anterior de família de Goiânia era Cancún, no México.

Sem poder ir para lá, eles pensaram em local com beleza semelhante e optaram por Bonito. Outro casal de São Paulo que planejava ir para a Itália também optou pelo município sul-mato-grossense.

Conforme Izabel, os paulistas têm liderado a lista de procura por passeios e hospedagem na cidade. “As pessoas querem sair de casa e aqui estamos seguindo todas as normas de segurança”, diz.

Proprietário da agência Roteiro Bonito MS, Thiago Araújo lembra que os últimos três meses foram angustiantes para os empresários, mas confirma que os turistas já voltaram a procurar pelos serviços. “Estamos recebendo muitas solicitações de paulistas, mineiros e pessoas aqui do Estado”, diz.

Turista tem temperatura aferida na chegada em hotel de Bonito (Foto: Divulgação)
Turista tem temperatura aferida na chegada em hotel de Bonito (Foto: Divulgação)

Conforme Thiago, neste 1º dia de reabertura muitos turistas entraram em contato também para esclarecer dúvidas sobre biossegurança.

“Estamos explicando para todo mundo sobre as mudanças em matéria de operação de passeio. Tínhamos uma logística muito grande e tivemos de adequar. Flutuações que eram feitas em grupo de 7 pessoas hoje são com 4, passeios em cachoeiras que eram feitos com 10 hoje são com 5", pontuou. "Mas temos procura principalmente de pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”.

Análise semelhante foi feita pela consultora de serviços turísticos Sue Lizzie Viana Coitinho, do Onde ir em Bonito MS. Segundo ela, a procura pelos passeios começou no fim do mês de abril, mas com agendamento para setembro em diante. “São turistas de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Paraná”, diz.

Ela afirma que antes da pandemia costumava atender muita gente das regiões Norte e Nordeste do país, mas agora notou redução neste público. “Os sul-mato-grossenses também estão procurando porque querem aproveitar a tarifa congelada”.Os preços cobrados em Bonito serão de os de baixa temporada até 18 de dezembro deste ano.

O presidente da Abaetur (Associação das Agências de Turismo de Bonito) e proprietário da agência Surucuá, Gustavo Diniz Romeiro comenta que nesta quarta-feira (1º) ocorreu um trabalho diferenciado. O de explicar aos turistas sobre as normas de biossegurança adotadas pelo município.

Funcionários usam viseiras de proteção contra a covid-19 (Foto: Divulgação)
Funcionários usam viseiras de proteção contra a covid-19 (Foto: Divulgação)


Gustavo contou ter atendido ligações de  turistas curiosos sobre a reabertura dos atrativos e os protocolos seguidos por cada um deles.

Dentre as mudanças ele cita os cafés dos restaurantes em que não há mais buffet, apenas o serviço à la carte, a higienização dos itens de segurança nos passeios e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Na lista dele, paulistas, mineiros e paranaenses aparecem como os mais interessados nos passeios até o momento.

Ainda segundo Gustavo, os passeios que já haviam sido pagos no 1º semestre estão sendo remarcados para depois de setembro. As vendas registradas agora são “de balcão”, ou seja, interessados que fecham mais rapidamente.

Com máscaras, turistas posam para foto o 1º dia de reabertura dos atrativos em Bonito (Foto: Divulgação)
Com máscaras, turistas posam para foto o 1º dia de reabertura dos atrativos em Bonito (Foto: Divulgação)


Questionado se essas medidas tiram a graça dos passeios, ele responde que “ao contrário”. “Esses 90 dias deram uma folga para a natureza. Os rios estão muito mais bonitos”.

O presidente da Atratur (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região), Guilherme Miguel Poli considerou “surpreendente” o 1º dia da reabertura dos atrativos da cidade. Ele comenta que a pandemia “foi um choque para todo mundo” e desde então os empresários se prepararam para o pior cenário, mas isto não ocorreu.

“Já tinha gente esperando pela reabertura. Não tanto quanto antes, mas surpreendeu positivamente”, declarou.

Uso de máscara é obrigatório e serve como medida de prevenção contra a covid-19 (Foto: Divulgação)
Uso de máscara é obrigatório e serve como medida de prevenção contra a covid-19 (Foto: Divulgação)


Os atrativos turísticos de Bonito foram fechados ao público no dia 21 de março para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Pousadas, hotéis e bares também tiveram de suspender as atividades.

A reabertura dos atrativos turísticos, além dos hotéis e pousadas da cidade começou partir de hoje mediante o cumprimento de normas de biossegurança. Escolas, bares e boates deverão permanecer fechados.

Nos siga no Google Notícias