ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Pela primeira vez na pandemia, Pedro Juan tem 100% dos leitos ocupados

Os 32 leitos da ala respiratória de hospital estão ocupados e obra de nova unidade atrasada

Helio de Freitas, de Dourados | 24/05/2021 12:23
Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, que está com 100% de leitos ocupados (Foto: Reprodução)
Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, que está com 100% de leitos ocupados (Foto: Reprodução)

Situação já rotineira em Mato Grosso do Sul, os leitos destinados a pacientes infectados pela covid-19 estão com 100% de ocupação pela primeira vez no Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande.

Os 32 leitos da ala voltada a pacientes com problemas respiratórios estão ocupados nesta segunda-feira (24) após aumento do número de pacientes nos últimos dias. Por outro lado, as obras de construção de outro setor para ampliar as vagas seguem em ritmo lento, segundo o jornal ABC Color.

O médico Nelson Emeterio Collar, diretor da 13ª Região Sanitária, lamentou a situação e disse que a ocupação agrava ainda mais a escassez de leitos de UTI.

Sobre a nova ala anexa ao hospital, com 16 novos leitos de terapia intensiva, o médico disse que o setor deveria ter sido entregue em um mês após o início das obras, no dia 13 de abril deste ano, mas o prazo não foi cumprido pela empresa Aponte Latorre.

Segundo ele, o atraso ocorre por problemas na instalação da planta de fornecimento de oxigênio. “Seria muita irresponsabilidade da minha parte ativar setor-chave na luta contra a covid-19 sem contar com planta de tratamento de oxigênio”, afirmou o médico.

Veja o vídeo do movimento de pacientes no Hospital Regional:

Com a vacinação bem mais atrasada que no Brasil, o Paraguai vê o número de mortes pela covid-19 aumentar todos os dias.

O número de casos também disparou e metade das amostras apresenta resultado positivo. Desde o início da pandemia são 8.360 pessoas mortas pelo coronavírus no território paraguaio.

Nos siga no Google Notícias