ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Pesquisadora de MS ganha prêmio nacional por tese sobre doenças humanas

Helio de Freitas, de Dourados | 26/11/2015 14:44
Edmarcia vai receber prêmio dia 10 de dezembro, em Brasília (Foto: Divulgação)
Edmarcia vai receber prêmio dia 10 de dezembro, em Brasília (Foto: Divulgação)

A pesquisadora Edmarcia Elisa de Souza foi contemplada com o Prêmio Capes-Interfarma 2015 de Inovação e Pesquisa, concedido a duas melhores teses de doutorado defendidas na área de saúde humana ou ética/bioética no Brasil. A entrega do prêmio será feita no dia 10 de dezembro, em Brasília, em ato com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Nascida em Glória de Dourados, ela passou a infância no sítio com os pais agricultores, na zona rural de Fátima do Sul e se formou no curso de ciências biológicas da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do SU) em Dourados, há dez anos. Atualmente, Edmarcia é pesquisadora no Laboratório de Mecanismos de Sinalização do Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde faz pós-doutorado.

Doenças humanas – A tese defendida por Edmarcia em 2014, no Programa de Pós-Graduação de Biologia Funcional e Molecular da Unicamp, investigou o papel de um tipo de proteína, as “quinases”, no surgimento de doenças humanas.

“Desvendar os mecanismos da divisão celular neste processo é fundamental, pois sua desregulação é associada a manifestações do câncer em humanos”, afirma a pesquisadora.

Os estudos analisaram reações de uma quinase específica e pouco estudada, denominada “Nek 7”. Segundo Edmarcia, “a compreensão do processo de reações celulares, tão corriqueiro e complexo para a biologia, é essencial para um maior entendimento de muitas doenças como o câncer, que surge justamente a partir de erros nesse processo de divisão celular”.

Além da premiação da Capes, a pesquisa recebe reconhecimento em importantes espaços internacionais de divulgação científica e vem sendo publicada em periódicos internacionais, segundo a assessoria da Uems.

“Agora almejo produzir uma série de trabalhos da mais alta qualidade, relacionados ao papel da desregulação da divisão celular no surgimento de câncer humano”, afirma a sul-mato-grossense.

Nos siga no Google Notícias